alheira

6 acompanhamentos para alheira que deve experimentar

A alheira portuguesa é um enchido fumado que tem como principais ingredientes a carne de aves, o pão, a banha, o colorau-doce, e o azeite. Por norma os principais acompanhamentos para alheira são sempre os mesmos, mas vale a pena variar.

A alheira veio a tornar-se numa das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa e como tal é servida quase em todos os restaurantes que encontramos, e está disponível em todos os supermercados. Como está tão disponível, criou-se uma espécie de padrão no que a acompanha na refeição.

Por norma, os principais acompanhamentos para alheira são:

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

  • Arroz branco
  • Batata frita
  • Grelos
  • Salada de alface e tomate
  • Espinafres
  • Ovos mexidos

Quando bem confecionados estes acompanhamentos dão uma boa refeição ao lado da alheira, daí serem tão populares em restaurantes e até em refeições caseiras. No entanto, há alguns acompanhamentos diferentes e mais saudáveis que aconselhamos a experimentar ao lado da alheira.

Acompanhamentos para alheira diferentes do comum

Chips de batata doce

Chips de batata doce serão, essencialmente, uma versão mais saudável da batata frita que combina bem com a textura e sabor do enchido, daí ser um bom acompanhamento para alheira. Para as preparar apenas tem de lavar e descascar a batata doce, e cortá-la em rodelas finas com uma mandolina.

Depois disponha as fatias num tabuleiro forrado com papel vegetal, regue-as com um fio de azeite, e leve-as ao forno até ficarem douradas.

Salada de couve roxa

Em vez da tradicional salada de alface e tomate poderá experimentar uma salada de couve roxa, que oferece uma textura mais crocante, um sabor mais potente, e continua a ser uma alternativa saudável.

Para a preparar precisa apenas de colocar a couve espiralizada numa tigela, e adicionar iogurte grego e sumo de limão à mesma. Misture tudo e a salada está pronta a comer. Se quiser um sabor mais potente, junte uma colher de mostarda dijon.

Couscous

Os couscous são uma alternativa excelente ao arroz, esparguete, ou massa. Por chávena, segundo alguns nutricionistas, têm cerca de 176 calorias e são mais ricos em proteína do que outros grãos.

Para os preparar ferva num tacho 250 mililitros de água, temperada a gosto com sal, pimenta cayenne, gengibre, ou outros condimentos. Quando a água ferver juntos os couscous e deixe hidratar por alguns minutos, antes de servir com um fio de azeite.

Puré de batata doce

O puré de batata doce pode servir de alternativa às batatas fritas e ao arroz, por exemplo. É mais saudável do que fritos e um enchido como a alheira, que por si já tem bastantes calorias, precisa de acompanhamentos mais leves.

Para o fazer lave as batatas doces e coza-as em água temperada com sal. Depois de estarem macias esmague-as e reduza-as a puré com a ajuda de um passe-vite. Tempere o puré com manteiga, pimenta e noz moscada.

Migas de broa

Apesar de o enchido já ter pão, as migas continuam a ser um bom acompanhamento para alheira no forno, por exemplo, em parte pelo seu destacado sabor a alho e ervas aromáticas. Se forem migas de broa, o sabor é mais enriquecido e a experiência torna-se melhor.

Para preparar as migas pique alguns dentes de alho, e corte a broa em pedaços para depois a esfarelar. Pode também triturar a broa se quiser. Se quiser acompanhar as migas com couve ou espinafres, coza as verduras primeiro e reserve a água da cozedura para fazer as migas.

Usando uma frigideira boa refogue cebola, louro, e alho em azeite. Quando as cebolas estiverem alouradas junte a broa e a água da cozedura das verduras, e misture bem. Tempere a mistura com pimenta e sal, e junte as verduras.

Ratatouille

O ratatouille é uma receite clássica francesa de legumes cozidos, que pode ser servida quente ou fria. É uma excelente forma de acompanhar a alheira com legumes saudáveis e de forma saborosa. Para preparar o ratatouille vai precisar de cebolas, beringela, pimentos, alho, courgettes, tomates, e tomilho.

Para fazer a receita refogue a cebola e o alho picados num tacho com azeite. Quando a cebola alourar junte o tomate lavado e pelada, sem sementes, e cortado em cubos ou gomos. Tempere com sal e pimenta, e açúcar se quiser reduzir a acidez do tomate. Junte o tomilho.

Corte os pimentos em cubos, certificando-se de que lhes tira as sementes. Corte as beringelas e courgettes em meias fatias pequenas, e junte tudo ao refogado. Cozinhe até todos os legumes estarem tenros. Mexa e retifique os temperos, está pronto a servir.

No que toca à bebida, o melhor acompanhamento para alheira, de acordo com alguns, é um bom vinho português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top