alheira

Quantas calorias tem uma alheira?

Partilhe nas redes sociais

Os enchidos não são propriamente um bom amigo de quem está a fazer dieta ou procura não engordar. Como são feitos maioritariamente a partir da carne de porco, um chouriço regular é altamente calórico, o que faz com seja um inimigo natural de quem tem problemas em controlar o peso. No entanto, a alheira é a exceção.

Sendo um enchido que recorre à carne de aves, como o peru ou o frango por exemplo, a alheira é extremamente menos calórica do que os restantes enchidos. A comparação é fácil de se fazer. Enquanto que um chouriço regular, com cerca de 100 gramas, tem à volta de 455 calorias, uma alheira da mesma dimensão tem apenas 280 calorias.

No entanto, não é por isso que a alheira pode ser incluída na sua dieta do dia-a-dia. Isso porque, na maior parte das vezes, o acompanhamento da alheira é altamente calórico. Se tomarmos por exemplo a mais comum receita de alheira, frita e com batata-frita e ovo estrelado a acompanhar, vemos que o prato pode chegar quase às 1400 calorias, o que é um valor bem considerável.

O melhor é comer alheira sempre com moderação. No fundo, um pouco como todos os alimentos. O essencial é adotar uma postura responsável, sensata e inteligente e manter uma dieta diversificada, dando preferência aos pratos altamente coloridos, o que é sempre um ótimo conselho para quem quer comer saudavelmente. Mas todos sabemos o quão deliciosa é uma alheira.

Por isso, não se sinta culpado se estiver de dieta e lhe apetecer uma alheira frita. É só compensar com o que vai comer depois ao jantar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top
shares