alheira

Alheira com massa filo: delicie-se com esta receita

Partilhe nas redes sociais

Dando asas à nossa criatividade, apresentamos de seguida uma deliciosa e imperdível receita de alheira com massa filo, para surpreender os seus amigos ou familiares da próxima vez que os convidar para ir jantar à sua casa.

Um dos segredos do sucesso da alheira na gastronomia portuguesa é a sua versatilidade. Ao contrário de outros enchidos, a alheira tem várias possibilidades de coinfecção, podendo ser utilizada como entrada ou prato principal, frita ou assada no forno ou ao almoço ou ao jantar. E fica sempre deliciosa.

Diz a tradição que a alheira foi criada pelos novos cristãos, que assim encontravam uma forma de continuarem sem comer carne de porco, como dizia a sua religião judia, ao mesmo tempo que convenciam os portugueses de que estavam devidamente convertidos. Lenda ou não, o que é certo é que esta pequena história confere também algum romantismo à alheira.

A alheira é assim um enchido feito a partir de carnes de aves, juntamente com pão, banha, colorau, azeite e alho. Bastante popular no norte do país, pode, no entanto, ser encontrada em todas as regiões de Portugal, servida das mais variadas maneiras.

Alheira com massa filo

Ingredientes necessários:

  • 1 alheira
  • 1 molho de grelos de nabo
  • 2 dentes de alho
  • 120 gramas de massa filo
  • Manteiga líquida q.b.
  • Azeite q.b.
  • Cebola q.b.
  • Sal q.b.

Método de preparação:

  1. Para preparar esta receita de alheira com massa filo por cozer numa panela com água e sal um molho de grelos de nabo até ficarem murchos e macios. Depois reserve.
  2. Pique a alheira com um garfo ao longo do seu comprimento para que esta não estoire quando for ao lume. Grelha-a numa chapa, de ambos os lados, até estes ficarem bem tostados e crocantes. Reserve também.
  3. Pique uma cebola e dois dentes de alho e refogue uma frigideira com um fio de azeite. Junte os grelos escorridos e salteie um pouco, de forma a absorverem o azeite. Tempere com sal a seu gosto e reserve até arrefecerem. Depois divida em 6 porções sensivelmente.
  4. Retire agora a pele à alheira com muito cuidado. Desfaça-a depois com um garfo e divida também em 6 porções sensivelmente.
  5. Pegue uma embalagem de 120 gramas de massa filo e corte-a em retângulos iguais. Com a parte larga virada para mim cortei de cima a baixo, em 3 tiras iguais. Depois cortei as tiras ao meio. Fiquei com 18 folhas, o que dá para 6 trouxas.
  6. Pincele agora cada trouxe com manteiga líquida. Segure a folha tripla, pressione para aconchegar na cova da mão, coloque grelos e alheira e rode as pontas da massa pressionando para fechar. Pincele o exterior das pontas com um pouco mais de manteiga para agarrar melhor. Não precisa de atar.
  7. Num pires para ir ao forno, disponha as trouxas, sem tocarem umas nas outras, sobre uma folha de papel vegetal. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 15 a 20 minutos. Certifique-se que a massa fica bem tostada antes de as retirar. Tenha atenção para que não queime, já que a massa filo é muito fina e facilmente arde em demasia.
  8. Deixe arrefecer e está pronta a servir. Acompanhe com um bom vinho do Porto, bem fresquidão.

Bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top
shares