alheira
alheira com ovos mexidos e ervas

Alheira com ovos mexidos e ervas aromáticas

Um dos segredos da dieta mediterrânea é o uso de ervas aromáticas. O consumo destas tanto para temperar, como para reduzir a quantidade utilizada de sal, não só beneficia a saúde e diminui os riscos de acidentes cardíacos, como dá um sabor especial à comida e outra cor ao prato.

Não é por acaso que a dieta mediterrânea é considerada uma das mais saudáveis de todo o mundo, com benefícios comprovados cientificamente para a saúde, tendo sido inclusive considerada Património Mundial e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Desde tempos remotos que as ervas aromáticas são utilizadas pelos diferentes povos, acompanhando-os inclusive nas suas rotas migratórias e nas suas evoluções. Isso porque, para além de todo o potencial culinário, têm ainda propriedades medicinais e não só. Actualmente podemos encontrá-las na cozinha, nas infusões ou na conservação de alimentos, mas também na farmacêutica ou na cosmética.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

As ervas aromáticas são então plantas pequenas com aroma bastante agradável, que podem ser consumidas frescas ou secas. Há quem as confunda com as especiarias, que também são um segredo bem guardado da culinária, mas estas últimas são sempre consumidas secas. Entre as ervas aromáticas mais comuns e utilizadas em Portugal estão os coentros, a salsa, os orégãos, a hortelã, o louro, o alecrim, o tomilho ou o manjericão, por exemplo.

As ervas aromáticas têm ainda propriedades antimicrobianas, que as tornam numa excelente forma de combater infeções, contribuindo ainda para facilitar o processo digestivo. Existem ainda estudos que apontam para benefícios na prevenção de doenças que afetam o sistema neuro-degenerativo e outros que mostram as suas vantagens enquanto fontes antioxidantes.

No que toca a ervas aromáticas somos fãs da empresa Aromáticas Vivas, fundada em 2009 com o objetivo de ser líder em Portugal no que toca a estas ervas tão essenciais na nossa dieta. A produção da empresa é biológica em instalações próprias, sem herbicidas nem pesticidas químicos.

As técnicas usadas pela Aromáticas Vivas são inovadores para não serem prejudiciais para o consumidor ou para o ambiente, pondo a empresa a sustentabilidade à frente de outros valores. A gama da empresa incluí manjericão, coentros, salsa, orégãos, alecrim, tomilho, cebolinho, hortelã-menta, salva, poejo, mostarda, erva azeda ou stevia.

As ervas aromáticas podem assim ser um excelente complemento para uma das mais tradicionais receitas de alheira: a alheira com ovos mexidos. Um dos enchidos mais característicos de Portugal, a alheira é feita com carne de aves em vez da tradicional carne de porco, o que, juntamente com o pão e a gordura, lhe dá uma textura muito própria.

Alheira com ervas aromáticas

Ingredientes:

  • 1 alheira
  • 8 ovos
  • Coentros
  • Orégãos
  • Salsa fresca
  • Azeite extra virgem
  • Pimenta branca q.b.
  • Sal q.b.

Método de preparação:

O primeiro passo nesta receita de alheira com ovos mexidos e ervas aromáticas passa por começar a preparar os ovos. Bata 8 ovos e tempere-os com sal e pimenta branca a seu gosto. Bata bem até ficarem bem líquidos.

De seguida, passe à alheira. Primeiro retire a pele lentamente, para não a desfazer. Numa frigideira com um fio de azeite, para não aderir, leve-a a lume brando e deixe-a cozinhar até ficar bem dourada. Depois, esmague-a com um garfo.

Ainda em lume brando, regue a alheira com azeite extra virgem e adicione os ovos mexidos por cima. Agora é tempo de temperar o seu prato com as ervas aromáticas. A seu gosto, adicione salsa, coentros e orégãos mexa tudo muito bem. Utilize uma colher de pau, porque as de plástico deixam sabor na comida enquanto cozinha.

Retire do lume quando os ovos estiverem cozinhados, mas ainda um pouco húmidos. Não deixe arrefecer e emprate imediatamente. Sirva acompanhado de pão do dia, uma salada fresca de alface e tomate e um copo de vinho tinto, de preferência seco. Bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top