alheira

Como fazer alheira cozida: receita passo-a-passo

A alheira é um enchido delicioso e versátil que pode ser confecionado de várias formas. Apesar de as principais serem a alheira grelhada, frita, e feita no forno, há quem opte por alheira cozida.

O enchido, que tem como principais ingredientes a carne de aves, o colorau doce, o pão, o azeite, e a banha, pode ser cozida para depois acompanhar um prato principal maior – como um cozido à portuguesa – ou para servir em si de prato principal ou fazer parte de uma entrada.

Ao fazer alheira cozida, de qualquer modo, vai ter de se preocupar com algo que tem de ser sempre preocupação ao confecionar o enchido: impedir que a alheira rebente. Pode fazê-lo picando a pele com um palito, para que os furos ajudem a libertar a pressão durante o processo. Este é um truque que resulta bem se a fizer na frigideira.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

Note que se de qualquer modo a alheira rebentar quando a cozer, o mais provável é que a tenha deixado demasiado tempo na água a ferver, e que esta esteja demasiado cozinhada. Neste artigo falamos sobre como pode cozer este delicioso enchido, e o processo para tal.

Alheira cozida sem complicações

Ingredientes necessários:

  • 1 Alheira
  • Água q.b.
  • Sal q.b.

Como esta é uma receita de alheira cozida base, não vamos juntar quaisquer outros ingredientes ao processo de cozedura. No entanto, se quiser acrescentar um pouco mais de sabor e aroma, considere juntar ervas aromáticas à água.

Método de preparação:

1. O primeiro passo será levar a água ao lume para a ferver. Tempere a água com sal, e se desejar ervas aromáticas. Para dar ainda mais sabor pode optar por caldo de vegetais ou de carne.

2. Pique a alheira com o palito em ambas as pontas e na dobra, para que a pressão no processo não faça com que a alheira rebente.

3. Coloque a alheira dentro da água a ferver e deixe-a cozinhar durante uns 10 a 15 minutos.

4. Assim que passar o tempo retire a alheira. Está pronta a servir com os devidos acompanhamentos.

Quanto tempo demora a cozer a alheira?

O tempo de cozedura varia sempre de acordo com o tamanho da alheira, mas conta com uma média entre os 10 e os 15 minutos, como mencionado acima. O ideal será não deixar a alheira rebentar por estar a cozer durante demasiado tempo.

Tenha em conta que as carnes de que a alheira é feita estão já confecionadas, portanto não precisa de se preocupar em garantir que não ficam cruas no seu interior. 

Se deixar a alheira cozer durante demasiado tempo, esta provavelmente vai começar a perder sabor e qualidade, portanto certifique-se de que controla o tempo. Caso necessário, passe-a por água fria assim que a retirar do lume para parar a cozedura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top