alheira

Comer alheira engorda? Saiba o que é mito ou não

A alheira engorda? Esta pergunta é comum, e existe muita desinformação – e até mentiras – a circular no que diz respeito ao que fazer quando se quer emagrecer.

Afinal de contas, este é um mercado apetecível para os charlatões e vendedores de banha da cobra, que encontram do outro lado um interlocutor desesperado e em busca de soluções milagrosas.

Infelizmente, não existem milagres. Quem quer emagrecer só tem uma solução: controlar a quantidade de calorias que ingere diariamente.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

Existe uma crença generalizada que, quem come saudavelmente não engorda, mas é tudo uma questão de calorias. É possível comer saudavelmente e engordar, desde que ingira um número superior de calorias ao que queima por dia.

Existe outro argumento muito comum que diz respeito à tal tendência para engordar. Não existe nenhum gene que faça engordar mais do que outro. Nem nenhum organismo que “acumule” mais gordura, como muitas vezes ouvimos como argumento, normalmente por quem apregoa dietas ou produtos milagrosos. Existem sim, calorias. E são elas que fazem engordar ou emagrecer.

Isto leva-nos então à grande questão deste artigo: e as alheiras, engordam? É uma questão pertinente que, como vimos nas linhas anteriores, não pode ser respondida de forma assim tão simples. De facto, a alheira é um alimento altamente calórico, já que estamos a falar de 280 calorias por uma dose de aproximadamente 100 gramas.

Calorias a ingerir por dia

No entanto, isso não quer dizer que a alheira engorda por si só. Por exemplo, o homem médio deve ingerir por dia, de acordo com os especialistas e nutricionistas, uma média entre 2000 e 2500 calorias diárias.

Para a mulher, esse valor varia entre as 1500 e as 1800. Isso significa que, ao comer uma alheira ao almoço, está desde logo a consumir 280 calorias. A isso deve ainda juntar as batatas fritas, que são o acompanhamento tradicional da alheira as calorias da bebida – que podem ser altas para alguns refrigerantes – e ainda uma potencial sobremesa. Come esta refeição podemos comer 700 calorias ou mais.

Assim, ao jantar, terá de ingerir algo menos calórico para manter o número em linha. No entanto, não se esqueça que, a isto, deve ainda ter em conta o seu estilo de vida. Se praticou alguma atividade desportiva, se passou o dia todo sentado à secretária a trabalhar ou se foi para casa a pé ou de transporte público. São tudo fatores que tem que ter em conta.

Em caso de dúvida fale com um nutricionista

É muito importante consultar um nutricionista caso esteja a tentar perder ou ganhar peso. Este especialista é o melhor para lhe estabelecer um plano de ação, juntamente com uma dieta rigorosa, que lhe permitirá controlar as calorias e atingir os seus objetivos.

É muito fácil colocar as culpas nos alimentos calóricos e dizer que eles fazem engordar. No entanto, a culpa principal é nossa e do nosso estilo de vida. E do facto de que temos muitas dificuldades em controlar e contabilizar as calorias que consumimos diariamente.

Para responder à pergunta “uma alheira engorda” a resposta é “sim” e “não”. É um produto calórico, mas não é por isso que o deve colocar de parte da sua alimentação. O fundamental é manter uma dieta equilibrada e rigorosa, onde poderá comer de tudo, mas em porções mais pequenas.

Em caso de dúvidas não se esqueça de recorrer a ajuda especializada. E deixe de lado todos os produtos que garantem resultados imediatos na perda de peso, porque isso não existe.

Seria aconselhado não consumir alheiras diariamente. Afinal de contas, estamos a falar de um alimento que é por norma frito e com muita gordura, o que pode causar problemas cardíacos, especialmente em pessoas com mais idade ou com obesidade.

Adote uma dieta equilibra e regrada. As alheiras podem ser deliciosas, mas preze por um estilo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top