alheira
alheira frita

Como fazer alheira frita: como fazer sem rebentar

Quase todos os enchidos portugueses são muito versáteis, pois dá para os usar de várias formas na cozinha. Fazer alheira frita é um excelente exemplo disso, tanto que há várias formas de fritar este enchido.

Apesar de haver muitas receitas com alheira, por vezes o enchido frito acompanhado com batata frita, grelos ou espinafres, e um pouco de arroz é a refeição ideal. A alheira feita deste modo pode ser encontrada de norte a sul de Portugal, em vários restaurantes.

Fazer alheira frita em casa é, no entanto, bastante fácil. A alheira em si é feita com carne de aves, a que se junta pão, banha, alho e colorau. Tem assim uma consistência bem particular e temos de ter algum cuidado antes de a fritar, seja na fritadeira ou na frigideira.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

Alheira frita na fritadeira

Como existem dois métodos populares de fritar alheira, temos de passar por ambos. Não existe uma opção certa entre frigideira e fritadeira, e assim a sua preferência terá a ver com a que mais gostar.

Ingredientes:

  • Alheiras q.b.
  • Óleo para fritar

Modo de preparação:

  1. O primeiro passo é secar bem as alheiras de ambos os lados. Como a vai mergulhar em óleo, e água reage mal com o mesmo e pode salpicar e levar a queimaduras se tiver muita água na alheira. Passe uma folha de papel de cozinha ao longo do enchido.
  2. Em seguida, faça um corte ao longo da alheira para que assim que esta entre na fritadeira a pele se separe de imediato.
  3. Aqueça bem o óleo antes de colocar a alheira. Quando a colocar faça-o com cuidado e com a ajuda de um garfo.
  4. Coloque um pouco de papel absorvente um prato ou tabuleiro. Quando a alheira estiver bem dourada levante-a do óleo, deixe-a escorrer, e coloque-a no prato.

No vídeo abaixo tem um excelente exemplo de como fazer esta receita. Tenha em conta, no entanto, que se quiser cortar o máximo possível no óleo pode experimentar fazer a alheira numa fritadeira sem óleo.

Alheira frita na frigideira

Um outro modo popular de fazer alheira frita é na frigideira. Mais uma vez aqui o que importa é a preparação do enchido, tanto para impedir que o óleo salte e nos queime, como para impedir que a alheira rebente enquanto frita.

Ingredientes necessários:

  • Alheiras q.b.
  • Óleo para fritar

Modo de preparação:

  1. Tal como para fritar alheira na frigideira, deve fazer um golpe com a faca ao longo do enchido para a impedir de rebentar. Passe também papel absorvente pelo enchido para impedir salpicos que o possam queimar.
  2. Coloque o óleo ao lume. O óleo deve ter altura suficiente para chegar ao golpe que deu à alheira, mas não mais ou menos do que isso.
  3. Quando o óleo estiver bem quente coloque a alheira, que vai começar a fritar de imediato. A pele vai sair completamente durante o processo.
  4. Deixe fritar alguns minutos e vire a alheira para fritar do outro lado. Deixe por mais uns minutos e retire-a do óleo.
  5. Como na última receita deixe escorrer o óleo, e coloque a alheira frita num prato ou tabuleiro com papel de cozinha para absorver o óleo em excesso.

No vídeo abaixo tem um exemplo de como fazer a alheira na frigideira deste modo.

Existem ainda outras formas de fazer alheira frita. Pode por exemplo retirar a pele do enchido e cortá-lo aos pedaços, para depois o fritar com pouco óleo numa frigideira, quase como se estivesse a fazer um refogado. O resultado não será bem o mesmo, mas a verdade é que quanto menos óleo acabar por usar, melhor.

Para acompanhar a sua alheira pode optar pelo tradicional: batata frita, arroz branco, e legumes cozidos ou assados no forno, temperados com sal e pimenta. Grelos e espinafres salteados são opções bastante populares de norte a sul de Portugal.

Para beber pode acompanhar com um vinho tinto seco, mas se não apreciar bebidas alcoólicas um refrigerante também serve.

Imagem de destaque via Shutterstock.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top