alheira
Grelos em cima da bancada

2 Receitas Deliciosas De Alheira Grelhada Com Grelos

Partilhe nas redes sociais

A alheira é um enchido típico da culinária portuguesa que, ao contrário dos restantes, é feita com carne de aves em vez da de porco. Foi criada pelos cristãos novos, que assim a utilizavam para convencer os restantes de que estavam devidamente convertidos ao Cristianismo. Só que, na verdade, não estavam a comer carne de porco, mas sim carne de aves, mantendo-se assim fiéis ao Judaísmo, que proíbe o consumo da carne de porco.

A alheira é um produto típico do norte ao sul do país, que pode ser facilmente encontrado e confecionado de várias formas. Por ser muito simples de preparar e super-delicioso, a alheira tanto pode ser servida como entrada como prato principal.

Compilámos 2 receitas de alheira grelhada com grelos, para que possa experimentar uma forma diferente de servir este enchido tão característico do nosso país. Antes de começarmos é importante saber como preparar grelos. No YouTube encontrámos um excelente vídeo sobre o assunto, publicado por necasdevaladares.

Alheira grelhada com grelos salteados


Ingredientes necessários:

  • 1,5 quilogramas de grelos de nabo
  • 1 colher de sopa de sal
  • 400 gramas de batata nova pequena
  • 2 alheiras
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 4 dentes de algo
  • 12 ovos de codorniz
  • 2 pães da Avó
  • Tomilho fresco e pimenta moída

Modo de preparação

  1. A primeira coisa a preparar nesta receita são os grelos. Lave bem 1,5 quilogramas de grelos de nabo e coza-os numa panela com água e sal.
  2. De seguida, lave 400 gramas de batata nova, ainda com pele. Corte-as ao meio e coza-as também numa panela com água e sal.
  3. Agora pegue em 2 alheiras e, com um garfo, pique-as ao longo do seu comprimento, para evitar que rebentem quando forem ao forno. Coloque-as no forno pré-aquecido a 150 graus e deixe-as assar durante cerca de 20 minutos. Certifique-se que ficam bem tostadas de ambos os lados.
  4. De seguida, aqueça um fio de azeite numa frigideira, adicione dois dentes de alho bem picados e salteie as batatas. Tempere com tomilho fresco a seu gosto. Reserve.
  5. Na mesma frigideira, adicione o resto do azeite e salteie os grelos escorridos, juntamente com 2 dentes de alho bem picados. Ainda no mesmo azeite, frite os ovos.
  6. A sua receita está agora pronta. Emprate as batatas no centro, coloque o pão da Avó cortado em pedaços pequeno à sua volta e, por cima, faça uma cama de grelos. Disponha a alheira e o ovo frito por cima e polvilhe tudo com pimenta a seu gosto. Sirva acompanhado de um bom vinho tinto e faça bom proveito!

Alheira com grelos de nabo e batata

Ingredientes necessários:

  • 3 alheiras
  • 3 batatas nova grandes
  • 1 molho de grelos de nabo
  • Azeite
  • Sal e pimenta

Modo de preparação

  1. Com algum cuidado, abra uma tampa em 3 batatas nova com uma faca afiada e, com a ajuda de uma colher de sobremesa, retire todo o interior até as vazar por completo. Deve deixá-las com cerca de 1,5 centímetros de espessura. Guarde o miolo da batata dentro de um recipiente com água, já que o poderá aproveitar para fazer sopa mais tarde.
  2. Depois de esvaziadas, cubra as batatas em água fria. Leve-as ao lume de seguida, temperadas com sal a seu gosto, e deixe-as ferver durante cerca de 10 minutos. Escorra a água e reserve.
  3. Agora abra 3 alheiras e preencha as batatas com a massa do enchido. Use uma alheira por batata, se possível. Tempere com pimenta a seu gosto e coloque as alheiras numa assadeira. Regue com um fio de azeite e leve ao forno, pré-aquecido a 180 graus, durante cerca de 40 minutos.
  4. Enquanto as alheiras estão no forno, salteie um molho de grelos de nabo, até ficarem murchos. Quando terminados, coloque os grelos na assadeira juntamente com as batatas e leve ao forno durante mais cerca de 10 minutos, para que a gordura fique bem impregnada nas batatas.

É tudo – a sua receita está agora pronta a ser servida. Emprate as batatas numa cama de grelos e acompanhe juntamente com um bom vinho tinto. Bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top
shares