alheira

Como preparar alheira na frigideira

A alheira, além de ser bastante saborosa, tem a grande vantagem de ser extremamente simples de preparar. Apesar de haver receitas mais ou menos elaboradas, uma alheira na frigideira é muito deliciosa e rápida de cozinhar, ideal para quem está com pressa ou até para quem tem pouco jeito para a cozinha.

A alheira é um enchido tradicional da gastronomia nacional, que pode ser encontrada do norte ao sul de Portugal, tal é a sua popularidade.

Ao contrário da maioria dos enchidos, que utiliza a carne de porco, a alheira tem a particularidade de ser confecionada com carne de aves, a que se junta pão, banha, alho e colorau, que lhe confere uma textura e consistência bem particular.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

De seguida, apresentamos-lhe a melhor forma de preparar uma alheira na frigideira, com uma receita muito simples de fazer e super-deliciosa. Ideal para uma refeição rápida, quando não tem muito tempo para perder na cozinha, ou mesmo para um almoço mais demorado. E, mesmo que não seja um ás a cozinhar, não se preocupe: esta receita é tão simples que não tem como falhar.

Alheira frita na frigideira

A preparação de uma alheira para fritar na frigideira é muito importante, porque vai permitir que o enchido não rebente enquanto estiver a ser cozinhado. Para que isso não aconteça, é necessário que dê um golpe na alheira ao comprido.

Outra dica para a alheira não rebentar passa por picá-la com um garfo. Se a alheira for muito grande, corre o risco de ficar muito ensopada em gordura caso opte pelo golpe. Assim, algumas pessoas preferem picá-las com um garfo, de ambos os lados. Este truque tem o mesmo efeito e previne que a alheira na frigideira rebente durante a fritura.

É muito comum as alheiras rebentarem quando estão a ser fritas, porque a pele encolhe quando em contacto com o óleo a ferver. Aconselhamos também a que use uma boa frigideira.

Assim, depois do corte, coloque óleo numa frigideira leve-a ao lume e deixe aquecer. Coloque a alheira no interior quando estiver o óleo bem quente, com cuidado, para não salpicar. Certifique-se de que o óleo chega apenas até ao golpe que deu, não necessita de cobrir todo o enchido.

Deixe fritar até ao ponto certo, que é quando a alheira estiver bem dourada. Depois, com uma espátula, vire a alheira e repita o processo do outro lado, até ficar igualmente bem dourada.

Veja também: 3 receitas deliciosas de alheira no forno

Ao terminar, apague o fogão e retire a alheira da frigideira, colocando-a sobre uma folha de papel de cozinha. Deixe absorver o óleo em excesso, para não ficar muito gordurosa. A sua alheira está agora pronta a ser servida.

Pode acompanhar a alheira com batata frita, o acompanhamento tradicional, ou com um pouco de arroz branco. Caso queira dar um pouco mais de cor ao seu prato, prepare igualmente alguns legumes da época cozidos. Uma couve lombarda e um par de cenouras, devidamente temperadas com sal, pimenta e azeite, fornecem um excelente acompanhamento. E bem saudável!

Para beber, um vinho tinto seco é o aconselhado. No entanto, se não apreciar bebidas alcoólicas, a água é sempre uma boa solução. Se optar por comer a sua alheira feita na frigideira acompanhada de um refrigerante saiba que alguns contêm bastante açúcar, o que podem ajudar a engordar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top