alheira
microondas

Como Fazer Alheira No Microondas: 2 Receitas a Experimentar

Partilhe nas redes sociais

O microondas pode não parecer o local mais ortodoxo para cozinhar uma alheira, mas é, sem dúvida, o mais rápido, o mais eficaz e o que menos sujidade faz. Isso aplica-se tanto à alheira, como aos restantes enchidos, tão típicos da gastronomia nacional e que, tantas vezes, deixamos de preparar por não querermos estar a ligar o forno ou o grelhador.

Muitas pessoas recusam-se a usar o microondas, porque acreditam que as suas radiações podem afetar os ingredientes. No entanto, esses receios não têm qualquer fundamento científico e o microondas é mesmo um importante aliado de qualquer cozinheiro, indispensável em qualquer cozinha.

Juntámos duas receitas diferentes de como preparar alheira no microondas, de forma simples, rápida e super saborosa, para uma forma diferente de servir este enchido nacional. Boa sorte!

Alheira no microondas

Esta é a forma mais simples de todas de preparar e cozinhar uma alheira no seu microondas. De forma rápida, simples e sem grande sujidade. Para isso, vai necessitar de apenas uma alheira.

Comece por arranjar um pirex próprio para ir ao microondas. Certifique-se de que tem uma tampa ou que tem algo para o tapar. Coloque a alheira dentro do recipiente, depois de a picar com um garfo ao longo do seu comprimento para que não rebente. Depois tape-o com a tampa e coloque no microondas.

Programe o microondas para 3 minutos, a 500 graus. A sua alheira estará imediatamente pronta a servir. Como acompanhamento, a sua imaginação não tem limites. O habitual é a alheira servida com batata frita, que também pode comprar já congelada para poupar tempo. O arroz branco é outra opção bastante comum e fácil de preparar. A isto, acompanhe juntamente com um copo de vinho tinto encorpado. Bom apetite!

Alheira no microondas grelhada com batatas a murro

Esta é uma receita feita em duas partes, mas que é tão rápida de executar que não terá tempo sequer para pensar. Além disso, é igualmente simples e super saborosa.

Ingredientes necessários:

  • 1 alheira
  • 700 gramas de batatas nova pequenas
  • Azeite q.b.
  • Sal grosso q.b.
  • Alho q.b.
  1. Ira necessitar de um recipiente próprio para o microondas, com tampa, com dimensão suficiente para colocar a alheira. Comece por picar a alheira com um garfo, a todo o seu comprimento, para evitar que esta rebente enquanto estiver a ser cozinhada. Coloque-a no recipiente e tape-o com a tampa. Leve-o ao microondas durante cerca de 3 minutos, a 500 graus. Retire e reserve.
  2. Depois, pegue em 700 gramas de batatas novas pequenas e lave-as bem, sem as descascar. Pique igualmente as batatas com um garfo, da mesma forma que fez com a alheira, para que também não rebentem durante a ida ao microondas. Coloque-as num recipiente próprio para ir ao microondas, com cuidados para que não fiquem sobrepostas. Tempere-as com sal grosso a seu gosto.
  3. Tape o recipiente. Também pode utilizar película aderente, caso não tenha nenhum recipiente com tampa para o microondas. Se o fizer, não se esqueça de fazer também alguns furos na película, para que o vapor não se acumule no interior. Leve o recipiente ao microondas entre cerca de 20 minutos.
  4. Enquanto aguarda pelas batatas, lamine deus dentes de alho e coloque numa taça de infusão com um fio de azeite. Entretanto, retire as batatas do microondas e espalhe-as no balcão. Utilize um pano para dar um pequeno murro nas batata sem queimar as mãos, espalmando-as um pouco. Cuidado com a força, para não as esborrachar em demasia.
  5. Agora, leve ao microondas a taça com a infusão de azeite e alho durante cerca de 3 minutos. Depois despeje sobre as batatas e sirva-as no prato, a acompanhar a alheira. Sirva juntamente com um bom vinho tinto. Bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top
shares