alheira
Ovo estrelado

Alheira com ovo estrelado: experimente a combinação deliciosa

Existem mil e uma formas de preparar alheira, mas nenhuma se compara à alheira com ovo estrelado. Aliás, o ovo estrelado e a alheira são um daqueles casamentos gastronómicos perfeitos, que parecem ser feitos um para o outro.

A alheira é uma das estrelas da culinária portuguesa. É um enchido que, ao contrário dos restantes, não é feito com carne de porco, mas antes com carne de aves. A esta junta-se o pão, o azeite, o alho e o colorau, que lhe dão uma textura muito própria.

Existem várias formas de cozinhar a alheira, mas a receita com ovo estrelado é, provavelmente, a mais comum. Além disso, é extremamente fácil de cozinhar, além de muito rápida, o que o tornam também num prato confeccionado por quem está com pouco tempo livre disponível. Para preparar a sua receita de alheira com ovo estrelado, vai necessitar dos seguintes ingredientes:

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

  • 1 alheira de caça
  • 2 ovos
  • Batatas para fritar
  • Óleo para fritar

O primeiro passo a fazer é fritar as batatas. Pode comprar já batatas fritas pré-congeladas no supermercado, mas que não são a mesma coisa. O mais saboroso é descascar 3 batatas grandes e cortá-las em palitos longos e grossos. Leve depois a fritar em óleo bem quente, na fritadeira. Deixe-as fritar até ficarem bem douradas. Tenha cuidado para não as queimar em demasia. De seguida, reserve.

Agora é altura de preparar a alheira. Faça um corte no lado de fora a todo o comprido da alheira, para que, quando for a fritar, esta não se encolhe ou expluda. Numa frigideira com tamanho suficiente para colocar a alheira, encha de óleo e coloque a aquecer. E quando este estiver bem quente, junte a alheira.

Tape a frigideira e aguarde. Não vai necessitar de virar a alheira. Quando ela estiver a ficar dourada, retire-a com uma espátula e coloque sobre um papel absorvente. Reserve.

Antes de os cozinhar, tenha também a certeza de que estão bons para serem comidos. Para isso, encha um recipiente com água e coloque-os no interior. Se eles boiarem é porque estão estragados. É muito importante não facilitar quando está a confecionar ovos. Uma intoxicação alimentar provocada por um ovo estragado por ser muito incómoda.

O próximo passo é então estrelar os ovos que vão acompanhar a alheira. Numa frigideira mais pequena, com um fio de óleo, frite 2 ovos. Tenha cuidado para que não rebentem. Pode também fazer ovos estrelados no microondas.

Finalmente, a sua receita está pronta. É altura agora de empratar. Sirva a alheira com os ovos por cima, acompanhada pelas batatas fritas a seu gosto. Para complementar tudo isto, um bom vinho tinto, seco de preferência, é a nossa recomendação.

Há ainda quem goste de servir a alheira com ovo estrelado juntamente com couve cozida. Isso serve para cortar um pouco a fritura das batatas, da alheira e dos ovos. Além disso, a couve é um legume bem saudável, que também fica bem em praticamente todos os pratos.

Caso tenha uma couve portuguesa em casa, enquanto frita as batatas pode também cozê-la em água com sal, numa panela à parte. No final, depois de escorrer o resto da água, sirva a couve juntamente com a alheira e o ovo estrelado. Não se irá arrepender seguramente. Bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top