alheira

Alheira Panada: Conheça duas formas de a fazer

Partilhe nas redes sociais

Quando pensamos em alheira pensamos automaticamente em alheira frita. No entanto, existem inúmeras variedades e formas de confeccionar a alheira. De uma forma divertida quase que podemos dizer que existem 365 formas de preparar alheira, uma para cada dia do ano.

A alheira é um dos mais consensuais pratos característicos da culinária portuguesa. Obviamente que a alheira de Mirandela é a mais conhecida, até porque foi votada como uma das 7 maravilhas gastronómica portuguesas, mas em qualquer restaurante do país encontra facilmente alheira.

Diz a lenda que a alheira foi criada no século XV, pelos Cristãos Novos, como forma de contornarem a proibição de comer carne de porco, como diz a religião judaica, ao mesmo tempo que enganavam os cristão, que acreditavam assim que estavam convertidos.

Os historiadores defendem que está é uma versão romântica e que, o mais provável, é que a alheira tenha surgido da necessidade dos agricultores portugueses, assim como da tradição de fumeiro.

A alheira é assim um enchido bem particular, seja pela sua consistência mole e pouco sólida, seja pelo facto de utilizar carne de aves em vez da habitual carne de porco. O pão, juntamente com a banha, o azeite e o colorau, dão a tal textura muito própria a alheira, fazendo desta um enchido bem característico na cozinha nacional.

Como referimos acima, a alheira frita é a forma mais comum e habitual de a confeccionar. É simples, rápido e extremamente saboroso. No entanto, existem outras alternativas igualmente deliciosas, que acabam por ser, muitas vezes, subaproveitadas. É o caso da alheira panada.

A alheira panada acaba por ser uma versão muito semelhante da alheira frita, mas relativamente mais saudável. No entanto, como nem toda a gente tem forno, pode fazê-la com a sua frigideira de fritar.

De seguida, apresentamos uma receita de alheira panada que é muito fácil e rápida de confeccionar. É um prato ideal para quando não tem muito tempo para cozinhar ou mesmo para uma refeição com amigos e familiares. É um prato informal, mas saboroso, ideal tanto para dias de calor como para o conforto do inverno.

Como fazer alheira panada

Para esta receita de alheira panada vai necessitar de alguns ingredientes. Esta é uma receita básica.

Ingredientes necessários:

  • 2 alheiras
  • 1 ovo
  • Pão ralado
  • Óleo

Modo de preparação:

Comece por preparar duas alheiras. Com uma faca, dê um golpe de lado, no sentido longitudinal da alheira, e retire toda a pele. Corte também as pontas e deite fora. Depois, corte cada uma das alheiras em três partes iguais.

Numa tigela à parte bata um ovo. Mergulhe os pedaços de alheira no ovo batido e depois passe-as num pires com pão ralado. Certifique-se que ficam bem preenchidas.

Veja também: Como preparar alheira na frigideira

Agora é altura de fritar um pouco. Em óleo bem quente, deixe fritar os pedaços de alheira. Utilize uma espátula para as virar de lado. Assim que estiverem douradas retire-as imediatamente do lume.

Uma alternativa mais saudável é cozinhar a alheira panada no forno em vez de fritar. Para isso, basta colocar numa travessa e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus, por cerca de 45 minutos. Quando estiver bem douradinha, retire do forno.

Deixe arrefecer um pouco e sirva acompanhado de arroz de cenoura, batatas fritas e uma salada de alface e tomate. Pode ainda servir também com um ovo estrelado, ou se quiser ser mais aventureiro com um molho. Acompanhe com um bom vinho tinto seco, de preferência da zona do Alentejo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top
shares