alheira
microondas

Como assar chouriço no microondas

Existem várias formas de cozinhar chouriço, mas saber como assar chouriço no microondas é sempre conveniente pois além de ser relativamente fácil acarreta menos riscos do que se o for fazer com álcool etílico.

O chouriço é um enchido feito com carne, gordura, temperos, e algumas vezes sangue de porco. A alheira, como vimos por cá, é dos poucos enchidos que é feito com carne de aves e não com carne de porco, mas a popularidade do chouriço poderá mesmo ser superior.

Alguns chouriços a nível nacional tê mesmo um selo de “Origem Geográfica Protegida” (DOP) o que em suma significa que são de cozinhas protegidas regionais. Os temperos por norma usados no chouriço mais tradicional são a paprica e o sal, enquanto o chouriço de sangue – muitas vezes visto como morcela – leva sangue de porco.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

A confeção do chouriço consiste em temperar a carne a gordura e inseri-los em tripas finas para que, depois de atadas em intervalos, sejam pendurados no fumeiro. É nesta altura que ficam com a forma de uma ferradura.

Agora que temos os básicos, vamos ver como assar chouriço no microondas sem grandes problemas, de forma a cozinhar este delicioso enchido rapidamente.

Assar chouriço sem complicações

Existem várias formas de fazer isto, incluindo a de apenas assar o chouriço no microondas parcialmente para passar a outros métodos de confeção, ou o de o assar totalmente. Se escolher fazê-lo parcialmente, pouco mais precisa de fazer do que certificar-se que o coloca num prato próprio para o microondas e o deixa no interior do aparelho até totalmente cozinhado.

Para facilitar o processo, poderá fazer alguns cortes no chouriço como se o fosse assar sobre o álcool no assador, para que cozinhe mais rapidamente no seu interior. O processo não deverá demorar mais do que alguns minutos até estar totalmente cozinhado.

O chouriço assado no microondas pode depois ser comido com pão rústico como petisco, ou usado na confeção de outros pratos. A BBC deixa uma sugestão de chouriço cozinhado deste modo para ser consumido com queijo de cabra dentro do pão, numa sanduiche fácil de fazer para quando não quiser ter muito trabalho a preparar o lanche.

A nossa sugestão seria a de o consumir como se fosse assado sobre o álcool, com pão e queijo a acompanhar, como entrada ou apenas como um delicioso petisco. Este enchido pode também, depois de assado no microondas, ser usado como decoração em pratos como o arroz de pato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top