alheira

Como fazer chouriço frito: receita e possíveis usos

O chouriço é um dos mais populares enchidos portugueses que há, e apesar de a maior parte das vezes ser feito assado, chouriço frito também tem os seus méritos por poder ser usado em vários pratos diferentes.

Como o enchido pode ser usado nos mais variados tipos de pratos, também pode vir a ser cozido. No cozido à portuguesa, por exemplo, o chouriço é cozido, tal como a farinheira, e a morcela. Fritar chouriço pode tanto servir como uma base de refogado, como para preparar um petisco de chouriço com pão.

Note-se que fritar chouriço, tal como fritar qualquer outro ingrediente, envolve cozinhá-lo a alta temperatura em óleo. Óleos têm uma temperatura mais alta de ebulição do que a água, o que levam a resultados diferentes da cozedura.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

Como fritar chouriço

Para esta receita vamos assumir que está a preparar um petisco com chouriço frito, como por exemplo acompanhado de pão, ou para pôr no topo de uma pizza caseira.

Ingredientes necessários:

  • 1 chouriço
  • Azeite q.b.

Modo de preparação:

  1. Comece por tirar a pele ao chouriço. Para tal dê um pequeno golpe com uma faca no mesmo e puxe até sair toda a pele.
  2. Corte o chouriço em rodelas relativamente finas para levar à frigideira.
  3. Aqueça um fino fio de azeite na frigideira. Quando estiver bem quente junte-lhe as rodelas de chouriço.
  4. Deixe fritar durante pouco tempo de cada lado, para não fritar demasiado o enchido.

Note que é importante usar pouco azeite – ou outro óleo que queira na confeção do chouriço frito, pois caso use demasiado vai acabar com um resultado final demasiado gorduroso. O enchido em si deita alguma gordura ao fritar, logo deve estar preparado para isto.

Claro que, caso queira fazer um refogado, deitar alguma gordura é bom pois assim poderá ter azeite temperado com o sabor do chouriço antes de acrescentar cebolas, alho, ou outros ingredientes ao seu refogado.

Para um refogado pode também optar por cortar o chouriço em pequenos cubos em vez de o cortar às rodelas, pois assim será menos potente o sabor do enchido no resultado final, e dará espaço ao sabor de outros ingredientes.

Um prato popular que envolve chouriço frito são, por exemplo, as sandes de chouriço. Para o preparar precisa apenas de fritar chouriço com uma pitada de pimentão doce, e de o colocar dentro do pão com algumas fatias de queijo.

Como fritar chouriço de sangue

Fritar chouriço de sangue passará por um processo semelhante ao do chouriço frito que vimos acima. No entanto, importante esclarecer que damos preferência a fritar chouriço de sangue que é visto como sinónimo da morcela, e não o chouriço feito com gorduras de porco picadas cozidas e condimentos como o vinagre, pois neste último a textura e o sabor não combinam com a fritura.

Para fritar o chouriço de sangue precisará assim de um pequeno fio de azeite na frigideira, que tem de deixar aquecer. Depois precisa apenas de juntar o chouriço de sangue cortado às rodelas e certificar-se de que não frita demasiado em nenhum dos lados. Fritar morcela também pode ser feito com a gordura que o próprio enchido larga.

O outro tipo de chouriço de sangue poderá ser cozido para ter um melhor resultado no seu prato final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top