alheira

Cogumelos recheados com alheira: um dos melhores petiscos

Esta receita de cogumelos recheados com alheira é um petisco que pode ser servido como entrada ou como lanche que apesar de não ficar com o melhor aspeto acaba por ter um sabor bastante poderoso agrada a qualquer amante de enchidos.

A receita tem apenas alguns ingredientes base que usamos para rechear os cogumelos, mas podem-se usar outros ingredientes para fazer o recheio de alheira ainda mais saboroso, tal como se podem usar mais ingredientes ao fazer pão recheado com alheira.

Cogumelos recheados com alheira são fáceis de preparar e de cozinhar, sendo que é possível preparar este petisco em cerca de 30 minutos ou um pouco mais mesmo sem termos de ter pressas ao cozinhar ou a preparar ingredientes.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

São, no entanto, uma boa adição quando é preciso fazer algo mais para embelezar a refeição ou apenas um bom aperitivo quando o jantar está demorado.

Cogumelos recheados com alheira

Esta receita leva cogumelos Portobello que por natureza são maiores, mas para um aperitivo que encha menos pode usar cogumelos pequenos como os cogumelos Paris.

Ingredientes necessários:

  • 6 cogumelos Portobello
  • 1 alheira
  • 1 cebola
  • 100g espinafres frescos
  • 150g queijo mozarela
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • Azeite q.b.

Modo de preparação:

  1. Comece por reunir os ingredientes para fazer esta receita de cogumelos recheados com alheira.
  2. Lave e limpe os cogumelos e retire-lhes o pé e retire a pele à alheira. Deite o recheio numa tigela.
  3. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Enquanto aquece pique a cebola e os pés dos cogumelos finamente.
  4. Coloque os cogumelos no forno, temperados com azeite, por cerca de 15 minutos com a abertura virada para baixo de modo a deixar soltar água.
  5. Aqueça um fio de azeite numa panela e leve-a ao lume. Refogue a cebola até alourar e junte os pés dos cogumelos.
  6. Deixe-os cozinhar e junte os espinafres, mexendo sempre até que estes murchem. Quando murcharem junte o recheio da alheira e junte bem até ter os ingredientes todos incorporados. Tempere com sal e pimenta.
  7. Recheie os cogumelos com a mistura de alheira e espinafres, e polvilhe com queijo mozarela ralado por cima.
  8. Leve novamente ao forno para que os cogumelos acabem de cozinhar e o queijo fique gratinado.

Receitas de cogumelos Portobello recheados

Note que a receita acima de cogumelos recheados com alheira é apenas uma receita base, e que há outras versões possíveis que nem sequer usam enchidos no recheio. Outra versão muito popular é a de cogumelos recheados com farinheira ou chouriço, no entanto.

Receitas mais avançadas acabam por usar ingredientes como carne picada, espargos, alheira de caça, ou outros. O grupo de hotéis Vila Galé mostra-nos no seu canal no YouTube como é possível fazer cogumelos Portobello recheados sem sequer usar enchidos – ou queijo.

Tal como vemos na receita da Vila Galé, os cogumelos podem levar em vez de queijo mozarela em cima quando vão ao forno, um ovo que ficará cozinhado. As possibilidades acabam pro ser muitas no que toca a cogumelos recheados.

Se prefere mesmo cogumelos recheados com alheira pode sempre alterar os ingredientes que usa no recheio, desde que mantenha o enchido. Opções incluem bacon, espargos, ovo mexido, ou chouriço por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top