alheira

Como cozer chouriço de sangue passo a passo

O chouriço de sangue é um enchido feito com grande parte dos ingredientes do chouriço de carne, mas é-lhe adicionado sangue que lhe dá uma cor forte e própria. É servido cozido em vários pratos, logo é importante saber cozer chouriço de sangue.

É importante no início deste artigo destacarmos alguma ambiguidade no uso do termo chouriço de sangue. Enquanto a maior parte das pessoas consideram o chouriço de sangue sinónimo da morcela, alguns pensam num tipo de chouriço feito à base de gorduras de porco picadas cozidas, com sangue e alguns condimentos como vinagre. O sabor deste último destaca-se pelo vinagre usado.

De qualquer modo a forma de cozer chouriço de sangue é semelhante, visto que ambos os enchidos precisam de pouco tempo para cozer, visto que as carnes no seu interior já foram cozidas quando os enchidos foram feitos.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

Cozer chouriço de sangue

A cozedura deste enchido, e de muitos outros, demora um tempo semelhante e os truques que têm de ser usados são sempre os mesmos: como a pele dos mesmos é sensível, ou se pica com um palito ou se coze em lume brando.

Ingredientes necessários:

  • 1 chouriço de sangue
  • Água para cozer

Modo de preparação:

  1. Coloque o chouriço de sangue num tacho com água, temperada com sal e se quiser ervas aromáticas para dar mais sabor.
  2. Leve a ferver e assim que começar a ferver, reduza para lume brando e deixe o chouriço de sangue cozer durante 7 a 8 minutos.
  3. É importante cozer em lume brando para evitar que a pele rebente. Escorra e reserve.

Note que se preferir pode ainda usar um caldo de legumes ou carne na água para dar ainda mais sabor ao enchido. Caso esteja a fazer um cozido à portuguesa ou feijoada com o uso de outros enchidos, pode cozer a farinheira e o chouriço de carne com o lume forte, desde que pique a pele da farinheira com um palito para não rebentar.

Quanto tempo demora a cozer o chouriço de sangue?

Se está preocupado com quanto tempo demora a cozer o chouriço de sangue saiba que não demora muito. Por norma, o processo de cozedura do enchido demora entre 7 a 8 minutos apenas, mas este varia ligeiramente de chouriço para chouriço. O importante será não o deixar demasiado tempo para não perder qualidade.

O tempo de cozedura deve começar a contar quando a água começa a ferver, e não quando a coloque no lume ou quando coloca o enchido na água ainda fria. Assim, terá de estar atento ao tacho até levantar fervura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top