alheira

Como cozer morcela: receita passo-a-passo

Cozer morcela não é difícil, mas é um passo importante na confeção de muitos pratos, incluindo o famoso cozido à portuguesa e a feijoada, por exemplo. Má cozedura faz com que o enchido perca sabor e qualidade, o que ninguém quer.

A morcela, tal como a grande parte dos enchidos portugueses, destaca-se pela sua versatilidade. Além de poder fazer morcela cozida, tem ainda as opções de morcela assada ou morcela frita, dependendo do seu objetivo e do prato final.

Note que muitas vezes a morcela é chamada de chouriço de sangue, mas fazemos uma pequena distinção, pois não nos referimos ao tipo de chouriço feito à base de gorduras de porco picadas cozidas, com sangue e alguns condimentos como vinagre, mas sim a morcelas como a de arroz, por exemplo.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

Ambos os enchidos precisam, de qualquer modo, de pouco tempo para cozer e de cuidados semelhantes antes de se levarem à panela. Já antes tínhamos escrito sobre como cozer chouriço de sangue.

Cozer morcela

Como referimos, a morcela tem um tempo de cozedura semelhante ao de outros enchidos portugueses, e necessita de alguns truques antes de ser levado a cozer. Apesar de nem todas as morcelas precisam, preferimos incluir.

Ingredientes necessários:

  • 1 morcela
  • Água para cozer

Modo de preparação:

  1. Leve ao lume água temperada com sal e, se quiser acrescentar sabor, ervas aromáticas até levantar fervura.
  2. Pique a morcela com um palito várias vezes, e coloque-a na água temperada quando estiver a ferver.
  3. Deixe cozer entre 10 a 15 minutos, dependendo do tamanho e tipo da morcela. Escorra e reserve.

Note que para temperar a água pode ainda usar um caldo, como um de legumes, carne, ou até marisco para dar um sabor diferente ao enchido. Se estiver a fazer outro prato, coza a morcela na água em que cozeu legumes e/ou carne.

Quanto tempo demora a cozer morcela?

Se está preocupado com o tempo de cozedura e procura fazer outras coisas quanto a morcela está a cozer, saiba que vai precisar entre 10 a 15 minutos, mas que o tempo certo vai variar de acordo com o tipo de morcela e o tamanho da mesma.

O ideal será evitar que passe muito este tempo, pois assim o enchido vai acabar por perder algum sabor e qualidade. Caso esteja apertado em tempo, pode optar por fazer morcela frita, visto que devido aos ingredientes do enchido isto demora pouco tempo.

Se tiver a sua morcela congelada, precisa apenas de alterar o processo de cozedura ao colocar o enchido na água enquanto esta ainda está fria, de modo a que aqueça ao mesmo tempo que a água e descongele assim. O tempo de cozedura, neste caso, deverá ser contado quando a água começar a ferver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top