alheira
croquetes

Croquetes de alheira: como fazer esta delícia tão portuguesa

Croquetes de alheira são uma receita tão económica quanto versátil. São precisos apenas alguns ingredientes para fazer estes fritos que podem tanto servir de entrada como de prato principal ou de lanche.

O custo final de fazer croquetes de alheira acaba por ser bastante baixo, pois são precisos poucos ingredientes. Como o enchido em si já tem pão nos seus ingredientes é mais fácil fazer croquetes com ele do que com carne picada, por exemplo, sem se sacrificar o sabor.

Como os croquetes são um exemplo perfeito de finger food – pratos que podemos comer em pequenas doses e sem prato e talheres – pode multiplicar esta receita para ter sempre um petisco disponível ou para fazer uma pequena festinha.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

O ideal com estes croquetes é também o uso de um molho a acompanhar. Há quem prefira ketchup simples, mas um molho de maionese com alho, molho barbecue ou até agridoce também combina muito bem.

Croquetes de alheira simples

Esta é uma receita base, simples, sem acrescentar muito. Pode sempre juntar alguns temperos a gosto ou inovar nos ingredientes dos seus croquetes de alheira.

Ingredientes necessários:

  • 1 alheira
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 2 ovos
  • 1 pequeno molho de salpa picada
  • 20g de manteiga
  • Panko (pão ralado japonês) q.b.
  • Óleo para fritar

Modo de preparação:

  1. Comece esta receita de croquetes de alheira ao reunir todos os seus ingredientes para garantir que nada falta.
  2. Retire a pele à alheira e pique finamente a cebola e o alho. Pique também a salsa e reserve para juntar depois ao refogado.
  3. Leve ao lume uma panela e derreta a manteiga. Junte a cebola e o alho bem picadinhos e deixe alourar.
  4. Quando a cebola estiver dourada junte o recheio da alheira e deixe cozinhar por alguns minutos até os ingredientes estarem incorporados.
  5. Junte a salsa picada e mexa até obter uma mistura homogénea. Retire do lume e deixe arrefecer.
  6. Quando a massa estiver fria, forme os croquetes e coloque-os num tabuleiro com papel vegetal por baixo.
  7. Bata os ovos. Passo os croquetes por ovo, e de seguida por pão ralado.
  8. Aqueça o óleo e leve os croquetes a fritar. O óleo deve estar bem quente antes de colocar os croquetes nele.
  9. Quando fritos, escorra os croquetes para um tabuleiro ou prato com papel absorvente por cima.

Como referimos acima, experimente servir os seus croquetes de alheira acompanhados por molho barbecue, maionese com alho, ou até um simples molho de tomate incorporado que vai fazer com que sejam ainda mais deliciosos.

Caso não encontre pão ralado japonês, o chamado panko, pode sempre usar pão ralado normal. O uso do panko permite que os croquetes fiquem ainda mais crocantes e com uma textura mais apetitosa.

Pão ralado em casa também pode servir para panar os croquetes.

Croquetes ou bolinhas de alheira?

Por vezes vemos também bolinhas de alheira fritas a serem servidas. A verdade é que sempre houve uma distinção entre croquetes de alheira e estas bolinhas que, na realidade, são a mesma coisa mas apenas com um formato diferente.

Fazer bolinhas em vez dos tradicionais croquetes significa apenas que podemos comer toda a bolinha com uma só dentada, em vez de consumir o croquete em algumas dentadas. O custo, ingredientes usados, e o rendimento final acabam por ser semelhantes.

Tanto os croquetes como as bolinhas se podem congelar facilmente e duram algum tempo no congelador. Depois de congelar tem a opção de reaquecer os croquetes de alheira no forno, ou de os passar novamente por óleo para se manterem crocantes.

Passar novamente por óleo, no entanto, pode fazer com que fiquem um pouco gordurosos de mais. O melhor truque para evitar que isto aconteça é usar uma fritadeira sem óleo, que vai fazer com que os seus croquetes fiquem mais saudáveis.

A primeira vez que os leva a fritar pode também ser numa destas fritadeiras sem óleo, tendo apenas que ter atenção ao tempo que estes ficam a fritar e a ir mexendo de vez em quando a taça para que os croquetes não queimem em parte alguma.

Join the discussion

  1. novela gênesis

    Muito bom artigo, obrigado por postar. Inclusive voltarei
    mais vezes ao seu site. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top