alheira

Empadão de alheira: receita e dicas

O empadão em si é uma receita típica da culinária portuguesa, que envolve uma preparação no forno com um acompanhamento de arroz, puré de batata, ou pão a envolver um recheio. Neste caso, fazemos empadão de alheira logo sabe-se bem qual é o recheio.

Apesar de existirem muitas variedades de empadão, acreditamos que os enchidos portugueses apenas complementam este prato tradicional, que também é popular no Brasil. A alheira portuguesa em si já leva carne de aves temperada e complementada.

 A grande vantagem de fazer empadão é que demora cerca de uma hora a fazer e dá porções suficientes para toda a sua família e amigos. Tendo em conta que vamos usar alheira como recheio, o tempo de preparação reduz-se bastante. O sabor, no entanto, mantém-se ótimo.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

Receita de empadão de alheira

Esta é a receita base de empadão de alheira. Como na maior parte das receitas no alheira.net, pode alterar a gosto sendo esta meramente indicativa de como fazer este prato tradicional.

Ingredientes necessários:

  • 1 kg batatas
  • 2 dl leite meio gordo
  • 50g manteiga
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 3 alheiras
  • 50ml vinho branco
  • 2 gemas de ovo
  • Noz-moscada q.b.
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • Azeite q.b.

Modo de preparação

  1. Comece por lavar as batatas. Corte-as ao meio e leve-as a cozer em água temperada com sal.
  2. Quando conseguir espetar um garfo nelas com facilidade escorra-as e deixe-as arrefecer. Descasque-as e passe-as pelo passevite, ou esmague manualmente. Tempere o puré com a manteiga, sal, pimenta e noz-moscada.
  3. Descasque a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Retire a pele às alheiras e corte-as e corte o seu interior em pedaços.
  4. Leve ao lume um tacho com um fio de azeite e refogue a cebola e o alho no tacho. Quando a cebola estiver douradinha, adicione a alheira e mexa bem em lume brando.
  5. Quando a alheira estiver desfeita e incorporada com a cebola e alho, desligue o lume e prepare um tabuleiro para ir ao forno.
  6. Coloque metade do puré de batata na base do tabuleiro, e de seguida coloque a mistura de alheira por cima do puré. Cubra a mistura com puré e alise bem.
  7. Bata as gemas de ovo e pincele-as sobre o puré de batata no topo. Leve o empadão de alheira ao forno pré-aquecido a 200°C até este ficar douradinho.

Depois de ficar douradinho está pronto a servir. Pode agora cortar o empadão e decorar no prato a gosto, acompanhando-o por exemplo com uma salda de alface e tomate. Pode também guardar num tupperware para levar para o emprego e aquecer no micro-ondas.

Empadão de arroz e alheira

Caso prefira fazer o seu empadão de alheira com arroz em vez de usar puré de batata, terá de alterar ligeiramente a receita. Em vez de puré de batata terá de fazer arroz, se quiser com legumes ou apenas branco, e substituir o puré por arroz quando for para o forno.

Com empadão de arroz e alheira há quem prefira não bater os ovos e em vez disso parti-los inteiros para cima da camada de cima de arroz, de modo a que fiquem essencialmente ovos estrelados em cima do empadão. Está pronto quando os ovos estiverem cozinhados.

Se usar arroz, para acrescentar espinafres ou grelos ao seu empadão de alheira aconselhamos a que os faça juntamente com o arroz. Caso opte pelo puré de batata, a melhor opção será juntar os grelos ou espinafres ao recheio de alheira.

Empadão de alheira na Bimby

Para fazer o seu empadão na Bimby ou em outro robô de cozinha saiba que os ingredientes e as quantidades vão acabar por ser as mesmas, mas muda apenas o método de confeção e preparação, passando do manual para a Bimby.

No livro da Bimby ou de outros robôs de cozinha tem a receita base de puré de batata, e aconselhamos a que a siga. Depois para o recheio precisa apenas de refogar os legumes – incluindo os espinafres ou grelos que possa usar – durante alguns minutos na primeira velocidade, até a cebola alourar.

Depois terá de juntar a alheira e saltear durante mais uns minutos na primeira velocidade. Para montar o seu empadão de alheira terá de qualquer modo de o fazer de forma manual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top