alheira
morcela

4 receitas de entradas com morcela

A morcela é, tal como os outros enchidos portugueses, bastante versátil e pode não só ser usada como acompanhamento ou petisco. Há várias entradas com morcela que aconselhamos a experimentar: ficam deliciosas e muitas vezes este enchido combina com a fruta, fazendo tudo mais saudável.

A morcela, também conhecida como ‘black pudding’ no Reino Unido, é famosa por ter como principal ingrediente o sangue de porco, que lhe dá uma cor própria. Há uma família inteira de morcelas, que variam de acordo com a região.

A variedade é muita, e dizia o filósofo grego Platão que a origem deste chouriço de sangue vinha de Aftónitas. Na verdade, não é certo quem o criou, mas é certo que entradas feitas com ele são uma delícia que tem mesmo de experimentar.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

O site britânico de alimentação saudável MuscleWorld nomeou-o o “superalimento de 2016,” o que gerou uma onde de polémica por causa da gordura presente nestes enchidos. Tony Chadwick, produtor de morcelas em Manchester, explicou no entanto que é um superalimento por ser “baixo em hidratos de carbono,” e “rico em proteínas e repleto de nutrientes essenciais.” Isto, note-se, aplica-se apenas às morcelas que não levam arroz.

Tendo tudo isto em conta, vamos ver algumas deliciosas entradas com morcela que não só são ricas em nutrientes (e gordura), como também impressionam qualquer convidado.

Morcela com ananás

A morcela e o ananás combinam muito bem, tanto que misturar os dois é uma forma fácil de ter um petisco delicioso que consegue preparar em pouco tempo, especialmente se comprar o ananás já cortado. A receita dá para quatro pessoas.

Ingredientes necessários:

  • 1 morcela
  • 300g de ananás
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Canela em pó q.b.

Modo de preparação:

  1. Corte a morcela em rodelas na diagonal, até chegar a ambas as extremidades, que não vamos usar.
  2. Descasque o ananás e retire-lhe a parte central. Corte-o em triângulos pequenos, com o tamanho de uma faria de morcela.
  3. Numa frigideira derreta a manteiga e junte-lhe o ananás cortado. Tempere com um pouco de canela em pó e deixe assar um pouco.
  4. Retire o ananás e limpe a frigideira para não ter muita gordura. Asse a morcela de ambos os lados.
  5. Sirva ao colocar a morcela em cima de uma fatia de pão e coloque o ananás por cima.

Esta receita pode ser melhorada se acrescentar um pouco de queijo parmesão ou queijo da ilha ralado por cima do ananás, mas a combinação acaba por não ser a ideal para todos os gostos.

Há ainda algumas receitas mais elaboradas de morcela com ananás, como ver por baixo:

Morcela com maçã

Acompanhar a morcela com um pouco de maçã já se tem tornado popular nos últimos tempos, dada a popularidade deste enchido e a deliciosa combinação com o fruto.

Ingredientes necessários:

  • 1 morcela
  • 2 maçãs reinetas
  • 20g de manteiga
  • 2 colheres de chá de açúcar mascavado

Modo de preparação:

  1. Corte as maçãs em cubos e regue-as com sumo de limão para as impedir de oxidarem.
  2. Numa frigideira, derreta a manteiga e junte-lhe o açúcar mascavado. Deixe aquecer um pouco, e junte-lhe as maçãs. Envolva bem, tape e deixe em lume brando.
  3. Quando a maçã se começar a desfazer e estiver bem cozida, esmague-a até ficar em puré e retire do lume.
  4. Corte a morcela em fatias na diagonal, e asse-as na frigideira sem gordura adicionada, certificando-se de que a cozinha bem de ambos os lados.
  5. Coloque um pouco do puré de mação no fundo do prato para fazer de cama para a morcela.

Morcela com queijo de cabra

Esta é uma das entradas com morcela que acaba por ser um pouco mais pesada do que as outras com fruta, mas é de qualquer modo fácil de fazer, e se quiser pode ainda juntar alguma fruta para fazer com que fique mais leve. Ervas aromáticas também são uma boa sugestão.

Ingredientes necessários:

  • 1 morcela
  • 200g queijo de cabra
  • 1 pera

Modo de preparação:

  1. Comece por assar a morcela na frigideira, do mesmo modo usado na receita anterior. Certifique-se de que não adiciona gordura pois a morcela ainda solta bastante.
  2. Corte o queijo de cabra em fatias e disponha-as num tabuleiro. Leve-o ao forno pré-aquecido a 180ºC até o queijo gratinar, o que deve demorar entre três a quatro minutos.
  3. Descasque a pera e retire-lhe as sementes. Corte-a em fatias finas. Disponha a morcela em cima de uma tosta com uma fatia fina de pera no seu interior, e com o queijo de cabra gratinado por cima.

Note que se cortar a pera demasiado cedo deve colocar-lhe um pouco de sumo de limão para impedir que a fruta acabe por oxidar. Pode acompanhar com um pouco mais de fruta para não ser tão pesada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top