alheira

4 entradas de alheira para impressionar convidados

Partilhe nas redes sociais

A alheira é um dos mais particulares enchidos da culinária portuguesa e uma das principias razões deve-se à sua versatilidade. São várias receitas com este enchido, incluindo uma variedade enorme de entradas de alheira.

A alheira, ao contrário da maioria dos enchidos, não é feita a partir da carne de porco, mas antes da carne de aves. A isto juntam-se os restantes ingredientes – pão, banha, azeite, alho e colorau – que lhe confere uma textura e consistência muito própria.

De seguida, juntámos uma série de receitas saborosas de entradas de alheira muito simples de preparar, que pode confeccionar como antecipação de um jantar especial ou mesmo como um conjunto de petiscos para uma refeição mais descontraída e informal com os amigos. Bom apetite!

Bruschetta de alheira e espinafres

A bruschetta é uma das mais famosas entradas da cozinha italiana. Consiste numa base de pão tostado na grelha com azeite e alho, ao qual se juntam depois diferentes ingredientes. Para esta entrada de alheira e espinafres que mistura cozinha portuguesa com italiana, vai precisar de alguns essenciais que pode até já ter por casa:

Ingredientes necessários:

  • 4 fatias de pão
  • 1 alheira
  • 150 gramas de espinafres (podem ser congelados)
  • Queijo ralado
  • Azeite
  • Sal

Modo de preparação:

Torre as fatias de pão ligeiramente, de forma a evitar que fiquem demasiado tostadas. Caso isso aconteça, raspe o queimado ou tente novamente. Depois coloque um fio de azeite ao seu comprimento.

Também com um fio de azeite e sal a seu gosto, salteie numa frigideira 150 gramas de espinafres. Pode utilizar espinafres congelados ou frescos. Se quiser, pode saltear os espinafres com laho para lhes dar mais sabor.

Pegue numa alheira, retire a pele e desfaça-a com um garfo. Espalhe-a pelas fatias de pão, barrando-o com uma faca. Depois, coloque os espinafres por cima.

Coloque queijo ralado por cima de cada uma das fatias. Leve ao forno a 200 graus e espere até o queijo gratinar. A sua bruschetta de alheira e espinafre está agora pronta a servir.

Paté de alheira com maçã raineta

A versatilidade da alheira permite que seja cruzada com o doce da fruta, tornando-se numa entrada de alheira espectacular. A mistura de sabores que consegue obter deste enchido tradicional com fruta vai surpreender os seus convidados.

Ingredientes necessários:

  • 1 alheira
  • 1 maçã raineta
  • Sal
  • Pimenta preta moída

Modo de preparação:

Com um garfo, fure a alheira no seu comprimento, no sentido longitudinal. Leve-a depois a assar no forno. Convém cozinha-la lentamente para que não perca a sua gordura. Quando estiver dourada, retire a pele e desmanche a alheira com um garfo.

Descasque uma maça raineta e coza em água, durante cerca de 5 minutos. Depois, coloque junto com a alheira e triture com a varinha mágica, até ficar uma massa homogénea. Junte sal a seu gosto e pimenta preta moída.

Sirva ainda quente, juntamente com pequenas tostas ou com pão acabado de fazer. Pode ainda acompanhar com uma compota para um toque extra.

Cogumelos recheados com alheira

As diferentes variedades de cogumelos são quase tantas quanto as possibilidades de entradas de alheira. Quando ambos se juntam permitem uma excelente entrada de cogumelos recheados com alheira. Para isso, necessita de:

Ingredientes Necessários:

  • 10 cogumelos Paris
  • 1 alheira
  • Rúcula

Modo de preparação:

Lave bem os cogumelos, especialmente se vierem do produtor, para que fiquem limpos de terra. Corte o caule e, com uma faca, retire com jeito a pele de cada um dele.

Seque bem os cogumelos, escorrendo-os e secando a água com a ajuda de papel de cozinha absorvente. Depois faça dois ou três furos com um palito. Isto vai permitir que a água restante evapore enquanto estão a ser cozinhados.

Disponha os cogumelos num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus, durante cerca de 10 a 12 minutos. Quando terminar, escorra do tabuleiro a água libertada.

Depois retire a pele a uma alheira a desfaça-a com um garfo. Recheie os cogumelos com a alheira e volte a colocar o tabuleiro no forno. Deixe cozer durante cerca de 10 a 12 minutos.

Emprate os cogumelos recheados com alheira num prato com rúcula e tempere tudo com um fio de azeite. Se necessário, polvilhe com sal a seu gosto também. Se quiser um pouco mais de saber desta entrada de alheira, pode ainda saltear chouriço e juntar-lhe a alheira depois de este sotlar gordura.

Bolinhas de alheira

Uma entrada de alheira bastante mais conhecida que as outras são as famosas bolinhas de alheira. Este enchido bem panado e sob uma forma que o permite ser comido à mão faz umm prato que impressiona qualquer um sempre que é feito.

Ingredientes necessários:

  • 1 alheira
  • Meia cebola
  • 1 ovo
  • Pão ralado
  • Salsa picada
  • Óleo

Modo de preparação:

Comece por picar finamente a cebola, e fazer um golpe ao longo das alheiras para lhes retirar a pele. Depois, parta o voo e separa a gema da clara, guardando a gema numa taça ea clara num prato fundo.

Junte a cebola e a salsa à gema, bem como o interior das alheiras partido em pedaço. Esmague tudo muito bem com a ajuda de um garfo, até que a misture fique numa pasta. Use esta pasta de alheira para fazer pqeunas bolinhas ou outra forma que quiser. Bata a clara com um garfo à parte.

Passe as bolinhas por farinha, depois pela clara de ovo, e por fim em pão ralado. Certifique-se de que em cada passo as cobre bem. Depois, frite-as em óleo bem quente até ficarem douradas e estaladiças.

Existem, claro, outras formas de as fazer. Fica a sugestão da Knorr.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top
shares