alheira
farinheira no prato

Como fazer farinheira frita: experimente este petisco

Receitas de farinheira frita são relativamente raras, mas quando este enchido é bem frito ficam deliciosas. Para a receita base não precisa de mais do que a farinheira e um pouco de azeite, mas pode experimentar variações.

Tal como muitos outros enchidos portugueses, a farinheira é versátil e tanto pode servir como acompanhamento em pratos como o cozido à portuguesa, como pode ser servida por si só. Se quer petiscar, farinheira frita com pão pode ser uma boa solução.

A farinheira, além de frita, pode ser cozida ou assada no forno. Difere da alheira pois como o nome indica é constituída principalmente por carne e farinha. Leva também colorau, massa de pimentão, vinho, e por vezes até gordura de porco. A sua textura é mole.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

Devido à sua consistência e sabor grande parte das receitas com farinheira acabam por ser entradas.

Farinheira frita na frigideira

A primeira receita é a base que vai poder usar como entrada, como acompanhamento, ou apenas como um petisco feito com farinheira. Precisa de uma boa frigideira antiaderente e de uma faca bem afiada.

Ingredientes necessários:

  • 1 farinheira
  • Azeite q.b.

Modo de preparação:

  1. Comece por cortar a farinheira em pequenas rodelas com uma largura de cerca de um dedo.
  2. Coloque um fio de azeite na frigideira e deixe aquecer. Quando estiver bem quente coloque as rodelas de farinheira na frigideira e deixe-as fritar durante um pouco.
  3. Quando estiverem douradas de um lado, vire-as para fritarem do outro lado.
  4. Depois de dourarem dos dois lados, retire-as para um prato com papel de cozinha.

Estas rodelas de farinheira frita ficam crocantes, mas deve ter cuidado com a quantidade de azeite que usa, pois o enchido solta alguma gordura e se usar demasiado terá um resultado final demasiado gorduroso.

Se preferir, pode borrifar um pouco de azeite diretamente na farinheira e levar as rodelas à frigideira bem quente, para se certificar de que não fica muito gorduroso.

O outro modo que conhecemos de fritar farinheira é através do uso da fritadeira. Aqui temos duas opções: a fritadeira com óleo tradicional, e as novas fritadeiras sem óleo: aconselhamos o uso da segunda.

Farinheira frita com ovos

Se não quiser a sua farinheira frita cortada em rodelas, pode sempre fritar o enchido por completo na frigideira, dando-lhe apenas uns golpes com o garfo para não rebentar. Abaixo deixamos-lhe uma receita usando este método.

Ingredientes necessários:

  • 1 farinheira
  • 2 ovos
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • Azeite q.b.

Modo de preparação:

  1. Toste a farinheira de ambos os lados na frigideira depois de lhe dar um golpe.  Quando a pele estiver tostada de ambos os lados , retire-a.
  2. Retire a pele e esmague o recheio do enchido com a ajuda de um garfo ou colher de pau. Coloque o recheio na frigideira para fritar a farinheira.
  3. A este preparado junte os ovos, previamente temperados com sal e pimenta a gosto. Deixe os ovos cozinharem até ficarem macios e húmidos, mas não demasiado cozidos.
  4. Sirva acompanhado de tostas ou com fatias de pão saloio.

A farinheira frita sai bem acompanhada de outros petiscos, como azeitonas e queijo. Para beber, um vinho tinto seco fica bem, mas se não beber bebidas alcoólicas um refrigerante ou até água combinam com esta delícia.

Imagem de destaque via Shutterstock

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top