alheira
farinheira ao lado de ervas e pao

Como fazer farinheira grelhada sem rebentar

Os grelhados são sempre ligeiramente mais saudáveis do que os fritos, e isso não é exceção quando estamos a falhar de enchidos. Assim, há quem prefira fazer farinheira grelhada em vez de fazer farinheira frita.

Grelhar farinheira não tem muito que se lhe diga, sendo que precisamos apenas de ter muito cuidado com o enchido para este não rebentar e estragar a sua apresentação. Fazer farinheira grelhada significa não usar qualquer tipo de gordura na grelha, mas tome nota que o enchido solta alguma por si.

A farinheira, tal como muitos outros enchidos portugueses, é versátil e tanto pode servir como um delicioso petisco por si só, ou pode ser um belo acompanhamento num prato mais elaborado. Esta é feita, como o nome indica, com farinha, mas pode ser cozida, frita, assada no forno, e grelhada.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

Como fazer farinheira grelhada

Para saber como fazer farinheira grelhada temos de primeiro ter em conta o que é fazer um grelhado. Grelhar é um técnica de culinária que insiste em cozinhar os alimentos na grelha – daí o nome. Para alguns, no entanto, é sinónimo de assar e pode-se até grelhar alimentos no forno.

Por norma, fazer grelhados implica não usar qualquer tipo de líquido ou gordura, mas muitos cozinheiros optam por usar um fio de azeite ou óleo. Para fazer farinheira grelhada, não vai ser preciso usar gordura nenhuma.

Ingredientes necessários:

  • 1 farinheira
  • 2 palitos

Modo de preparação:

  1. Dê um corto no cordão da farinheira e use um palito para picar o enchido ao longo do seu comprimento. Estes pequenos furos vão deixar gordura e ar sair, e evitar que a farinheira rebente ao grelhar.
  2. Perfure as extremidades da farinheira com um palito cada para a ajudar a manter a consistência. Num grelhador ou frigideira antiaderente coloque a farinheira a grelhar. Como o enchido solta gordura, não coloque nenhuma.
  3. Deixe cozinhar lentamente com o lume relativamente baixo. Fique atento a bolhas, pois caso apareçam terá de picar a farinheira para impedir que rebente.
  4. Quando a farinheira estiver grelhada retire e está pronta a servir.

Fazer farinheira grelhada na brasa

Para muitos um verdadeiro grelhado é aquele feito na brasa, e o mesmo aplica-se a fazer farinheira grelhada na brasa. A técnica que terá de usar para grelhar o enchido será essencialmente a mesma, mas tendo em conta que por vezes pode agarrar, borrife um pouco de gordura na farinheira.

Se considerar que fazer farinheira grelhada é o equivalente a assada – no sentido em que continua a cozinhar o enchido sem qualquer gordura – pode colocá-la no forno. Para tal tem de ter em conta que é necessário pré-aquecer o forno antes de a colocar lá dentro, e que deve durar cerca de 10 minutos até ter a sua farinheira assada.

Para acompanhar a sua farinheira grelhada, aconselhamos um pouco de pão de boa qualidade, ou batatas fritas que ajudam a tornar o petisco ainda melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top