alheira
microondas

Como fazer farinheira no microondas

Partilhe nas redes sociais

A farinheira, tal como a alheira, é um dos poucos enchidos da gastronomia portuguesa que não é confeccionado com carne de porco. Tal como esta, é fácil cozinhar farinheira no microondas.

Diz a tradição que esta foi criada pelos judeus portugueses durante a Inquisição, de forma a provarem que estavam devidamente convertidos e integrados na comunidade cristã, simulando que estavam a comer carne de porco, quando na verdade não o estavam a fazer

Em vez da carne de porco, a farinheira é assim confeccionada com farinha, com massa de pimentão, com colorau e com vinho. Actualmente, junta-se também a gordura do porco, mas obviamente que inicialmente esse era um ingrediente não utilizado. O seu nome provém, claro, da farinha com que é feito.

Além da particularidade de não ser feita com carne de porco, a farinheira é ainda o único enchido que não enche completamente a tripa. Isso dá-lhe uma textura muito própria, mais mole do que o resto dos enchidos.

 A farinheira é um dos enchidos que acompanha obrigatoriamente o típico cozido à portuguesa, mas também a feijoada nacional. Além disso, pode ser confeccionada e servida frita ou assada no forno. São várias as receitas que podem ser utilizadas com a farinheira. 

Sendo um dos produtos mais tradicionais da cozinha nacional, a farinheira está já, desde o início do século XXI, registada como IGP (Indicação Geográfica Protegida) na União Europeia, nomeadamente a de Portalegre e a de Estremoz e Borba. É nestes concelhos onde a farinheira é a rainha da mesa e onde encontra os melhores restaurantes da especialidade.

Cozinhar farinheira no microondas

O microondas pode parecer o sítio menos ortodoxo para cozinhar uma farinheira e, no entanto, isso também é possível. Além disso, o microondas tem algumas vantagens quando comparado, por exemplo, com o forno. É que é mais rápido, simples e provoca menos sujidade na cozinha.

A principal coisa a ter em consideração quando se cozinha farinheira no microondas, ou em qualquer outro lado, é que esta não expluda. Isto é bastante comum, tanto no microondas como no forno ou mesmo na grelha, devido à sua textura mole da farinha. No entanto, existe uma dica muito fácil de seguir para evitar isso: antes de a cozinhar, pique a farinheira com uma agulha ou com um garfo ao longo do seu comprimento.

O outro conselho para cozinhar com sucesso uma farinheira no microondas passa por a envolver em papel de alumínio. Além de a deixar saborosa e super crocante, também ajuda a impedir que expluda.

A farinheira pode depois ser servida com diferentes pratos, consoante o seu gosto. O mais comum será provavelmente a receita de ovos mexidos com farinheira. Depois de cozinhada no microondas, é só mexer os ovos no fogão num refogado de cebola e alho, juntar sal, pimenta e cebolinho à sua vontade, e empratar. 

É um daqueles pratos que é sucesso garantido. No entanto, a imaginação é o limite. Farinheira com massa, arroz de farinheira ou como acompanhamento do hamburguer. As opções são várias e todas elas muito deliciosas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top
shares