alheira
Massa folhada recheada

Folhado de alheira com cogumelos: experimente esta receita

Partilhe nas redes sociais

Um folhado é uma espécie de pastel salgado, que pode ser frito ou assado, e que pode ser recheado de várias formas. O seu nome vem precisamente da massa folhada da qual é feito.

São muito comuns os folhados de carne, mistos, de queijo, de frango ou de camarão em qualquer vitrine de café ou supermercado. No entanto, hoje trazemos-lhe uma alternativa bem saborosa: o folhado de alheira com cogumelos.

A alheira é um dos enchidos mais característicos da culinária portuguesa. Ao contrário da maioria, é um enchido feito à base de carne de aves. Juntamente com o pão, banha, azeite e colorau, a alheira ganha uma consistência e textura bem própria, que a tornam num alimento muito especial.

O que é certo é que a alheira é um dos produtos tipicamente portugueses mais disseminado e estabelecido em todo o país. Existem zonas onde é um ex-libris, como é o caso de Mirandela ou Vinhais, mas o certo é que é possível encontrar alheira servida na maioria dos restaurantes do norte ao sul de Portugal. E, além disso, é um prato com grande aceitação junto do público estrangeiro.

Além do seu sabor muito particular, o sucesso da alheira deve-se também ao facto de ser muito simples e rápida de preparar. É, por isso, um produto que pode ser utilizado para pratos mais rápidos ou mais demorados, em situações mais formais ou informais e até como entrada ou aperitivo.

Folhado de alheira com cogumelos: receita fácil

Aprenda agora a fazer um folhado de alheira com cogumelos de forma muito fácil e surpreenda-se com o sabor.

Ingredientes necessários:

  • 2 bases de massa folhada fresca
  • 1 alheira
  • 200 gramas de espinafres
  • 100 gramas de cogumelos frescos
  • 1/2 pimento amarelo
  • 1 dente de alho
  • Sal q.b.           
  • Pimenta q.b.
  • Sumo de limão q.b.
  • Azeite q.b.
  • 1 ovo

Modo de preparação

O primeiro passo para um folhado de alheira com cogumelos é a preparação dos cogumelos. Lamine 100 gramas de cogumelos frescos, certificando-se de que os lava muito bem, de forma a retirar todos os vestígios de areia.

Especialmente se forem cogumelos vindos directamente do produtor, é importante que os limpe previamente com cuidado. Depois faça um refogado numa frigideira, com um fio de azeite, pimenta e sal a seu gosto.

Adicione meio pimento amarelo cortado em pedaços pequenos e 200 gramas de espinafres, que podem ser frescos ou congelados, e salteie tudo junto. Reserve no final.

Agora é altura de preparar a alheira. Com um garfo faça alguns furos ao longo do seu comprimentos, para que ela não rebente quando for a grelhar. Depois leve-a ao lume numa frigideira. Não necessita de a virar. Assim que começar a ficar douradinha, retire-a do lume.

Veja também: 4 entradas de alheira para impressionar convidados

Com uma faca, faça um golpe de lado e retire a pele com cuidado. Desfaça a alheira com um garfo e junte-a aos cogumelos, envolvendo tudo muito bem. Reserve.

Passemos agora à massa do folhado. Estenda duas bases de massa folhada fresca e, com um cortador circular, corte vários círculos. Cada um será um folhado. Sem encher em demasia, preencha o centro de cada círculo com o recheio.

Depois, com cuidado para não sair por fora, uma as pontas, para obter uma meia-lua. Pressione bem as pontas e faça, com uma faca, dois ligeiros cortes na massa.

Bata 1 ovo numa tigela à parte e, com um pincel, barre o topo dos folhados. Disponha-os num tabuleiro untado com manteiga para a massa não pegar e leve-o ao forno pré-aquecido a 180 graus, durante cerca de trinta minutos. Quando estiverem dourados estarão prontos a ser servidos.

Sirva juntamente com uma salada cresce de rúcula e acompanhado de um bom vinho tinto seco. Serve como uma boa entrada com alheira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top
shares