alheira

Folhado de alheira e maçã: experimente esta delícia

A alheira é um enchido muito versátil que combina com muitos ingredientes, sendo dois deles a maçã e a massa folhada. Junta-se tudo num folhado de alheira e maçã e temos um petisco que agrada a todos e é fácil de preparar.

A massa folhada, usada para fazer o folhado, é um pouco mais complicada de preparar pois tem de criar camadas finas de massa na preparação, o que envolve dobras.  No entanto, hoje em dia pode comprar massa folhada no supermercado com facilidade, o que ajuda.

Enquanto a alheira portuguesa nasceu nos tempos da inquisição e ajudou a salvar Judeus, segundo os entendidos a receita da massa folhada foi aperfeiçoada em França, mas historiadores acreditam que a receita original veio de partes muçulmanas em Espanha, antes do ano 1700.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

Estes folhados são assim uma junção de duas gastronomias diferentes, numa receita fácil e extremamente saborosa.

Folhado de alheira e maçã

Nesta receita de folhado de alheira com maçã vamos usar massa folhada comprada num supermercado, mas mais abaixo encontrará uma receita de como fazer massa folhada em casa.

Ingredientes necessários:

  • 1 rolo de massa folhada
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 alheira
  • 2 maçãs
  • 1 ovo
  • Azeite q.b.
  • Salsa picada

Modo de preparação:

  1. Pique a cebola e os dentes de alho finamente, e leve-os ao lume nume frigideira com um fio de azeite.
  2. Retire a pele à alheira e esmague-a com um garfo. Junte a alheira ao refogado quando a cebola alourar. Mexa até envolver tudo.
  3. Corte a maçã aos cubos e junte ao preparado de alheira. Deixe cozinhar até a maçã amolecer.
  4. Estenda a massa folhada na bancada até obter um formato retangular. Coloque a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal.
  5. No centro da massa coloque o preparado de alheira e maçã. Dobre a massa.
  6. Com uma faca corte as laterais da massa em tiras, e estenda-as por cima.
  7. Bata o ovo e pincele-o por cima da massa folhada. Leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC durante cerca de 20 minutos, ou até massa ficar dourada.

Note que para trabalhar a massa folhada pode ser sempre preciso um pouco de farinha para não colar. Se preferir pode ainda incluir espinafres no seu folhado de alheira e maçã, pois combinam muito bem com os outros ingredientes.

A dobra da massa pode ficar ao seu critério. A mesma receita poderá ser usada para, por exemplo, palmiers de massa folhada com alheira e maçã.

Dicas para guardar e cozinhar folhados de alheira

A massa folhada é complicada de fazer, e mesmo quando compramos já feita temos de ter alguns cuidados com os nossos folhados de alheira. Caso os vá congelar, aconselhamos a não deixar mais de um mês no congelador, podendo mesmo esse tempo ser demasiado.

No frigorifico, os folhados de alheira e maçã não devem durar mais do que poucos dias, mas o ideal será consumi-los logo depois de os tirar do forno. Tenha em atenção que se optar por ingredientes mais frescos o prazo de validade diminui.

Seguem abaixo algumas dicas extra para os seus folhados:

  • Para a massa folhar o calor é essencial. Pré-aqueça sempre o seu forno antes de colocar os folhados no interior para garantir os melhores resultados. Aqueça-o entre 15 a 20 minutos antes de o usar.
  • Ao cortar a massa folhada use uma faca bem afiada. Uma faca pouco afiada poderá misturar as camadas e impedir a massa de folhar.
  • Se usar massa folhada congelada, deixe-a descongelar primeiro no frigorifico.
  • Deixe o recheio arrefecer antes de montar o seu folhado de alheira e maçã para não derreter a manteiga contida na massa.
  • Para impedir a massa de folhar, basta picá-la com um garfo para deixar sair o vapor.

Como fazer massa folhada

Fica aqui uma receita de massa folhada rápida de fazer caso queira massa caseira.

Ingredientes necessários:

  • 400g farinha
  • 200g manteiga sem sal
  • 150 ml de água
  • 1 colher de café de sal

Modo de preparação:

  1. Começando pela massa, corte a manteiga em cubos e leve ao frio, reserve.
  2. Numa taça, junte a farinha, o sal e a manteiga e mexa até que a manteiga e a farinha estejam incorporadas. Junte a água fria e misture até ter uma massa homogénea. Forme uma bola.
  3. Cubra a massa com película aderente e leve ao frio por 20 minutos.
  4. Passe farinha pela bancada da cozia e role a massa até criar um retângulo. Com cerca de 2cm de espessura. Dobre a massa em terços como se fosse uma carta.
  5. Rode-a em 90 graus e volte a esticar para ter um retângulo. Volte a dobrar como descrito acima. Refrigere e reserve, e repita novamente o processo de dobrar a massa. O resultado final não deverá ficar muito grosso.
  6. Leve novamente ao frio por pelo menos uma hora. Está pronta a ser usada.

Pode guardar esta massa folhada no seu frigorifico até uma semana sem se estragar, ou pode congelar até dois meses para fazer folhados de alheira com maçã mais tarde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top