alheira
Massa folhada recheada

Mini-folhados de alheira: como fazer esta delícia

Partilhe nas redes sociais

Mini-folhados de alheira são uma delícia fácil e rápida de preparar. São várias as receitas que se podem confecionar com esta maravilha gastronómica que é a alheira para as mais diferentes ocasiões. Inclusive para festas, como é o caso de uns folhados de alheira.

A alheira, ao contrário de outros enchidos, não é confecionada com carne de porco, mas sim com carne de aves.  Nos últimos tempos tem-se defendido que a história da origem da alheira é mais uma ideia romântica da História e que a origem da alheira vem antes d tradição do fumeiro, especialmente do norte do país, assim como das necessidades da época.

No entanto, o que é certo é que a alheira se disseminou por todo o país, de norte a sul, e pode ser encontrada facilmente em qualquer restaurante ou supermercado português.

Confecionar mini-folhados de alheira é muito fácil, simples e extremamente saboroso. É uma excelente ideia para uma entrada ou mesmo para servir como acepipe numa festa ou evento. Irá fazer as delícias dos seus amigos, familiares e colegas. Aprenda aqui como fazer.

Mini-folhados de alheira: receita básica

A esta receita básica de mini-folhados de alheira poderá acrescentar tudo o que quiser, incluindo acompanhamentos como os que pode ver em outras receitas com o enchido no nosso website.

Ingredientes necessários:

  • 2 alheiras
  • 1 embalagem de massa folhada redonda
  • 2 ovos

Modo de preparação:

O primeiro passo é preparar a alheira. Com uma faca afiada corte faça um corte no sentido longitudinal da alheira e retire a pele com cuidado. Depois, com um garfo ou mesmo com as suas mãos, desfaça todo o recheio, até ficar com uma massa uniforme.

De seguida, abra a embalagem de massa folhada. Com uma faca corte em fatias triangulares, como se estivesse a cortar um bolo. Na parte mais larga da fatia coloque um pouco de recheio da alheira, colocando a mesma porção em cada uma das fatias.

Caso queira, pode optar por cortar as fatias com tamanhos diferentes. Isso fará com que, no final, tenha folhados com diferentes tamanhos. A alternativa é optar por cortá-los todos com a mesma dimensão.

Pode ainda acrescentar outros ingredientes ao recheio dos seus mini-folhados de alheira. Juntamente com o enchido, pode ainda acrescentar um pouco de queijo, por exemplo. No entanto, pode acrescentar o seu recheio favorito até.

De seguida, enrole a fatia de massa, com o recheio no interior. Enrole-a cuidadosamente, começando pelo lado maior em direção ao mais pequeno. Agora bata os dois ovos num recipiente. Pincele a massa folhada com o ovo.

É tempo de cozinhar os seus mini-folhados de alheira. No forno pré-aquecido a 180 graus, leve um tabuleiro com os folhados. Tenha muito cuidado para não se queimar, porque uma queimadura dessas pode ser muito dolorosa e desconfortável. Utilize sempre pegas de cozinha para evitar esse tipo de incidentes.

Deixe cozer durante cerca de 20 a 25 minutos. Retire-os quando estiverem bem dourados. Evite que fiquem demasiado queimados, porque isso vai influenciar decisivamente o resultado e o gosto final. Deixe-os arrefecer e estão prontos a servir. Bom apetite!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top
shares