alheira

Como fazer morcela assada

Fazer morcela assada no forno é fácil, rápido, e tanto pode ser o passo final do seu tempo na cozinha ou pode usar a morcela depois de cozinhada noutros pratos, tal é a versatilidade deste enchido assado.

A morcela é um dos mais saborosos enchidos portugueses, apesar de ao contrário do chouriço e outros não levar carne mas sim sangue de porco, arroz, e farinha além de vários temperos. É um dos mais saborosos enchidos que temos e, neste artigo, vamos passar por uma receita de morcela assada simples e eficaz.

Os ingredientes de que vai precisar para esta receita são, bem, apenas da morcela. Pode também precisar de algo para untar um tabuleiro de ir ao forno.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

Morcela assada na forno

Antes de colocar a morcela no forno é importante preaquecer o mesmo. Para cozinhar o enchido vai precisar apenas do seu forno, ou também de um garfo ou palito para picar o enchido antes de o pôr a cozinhar.

Com o garfo ou palito pique a morcela dos dois lados e leve-a ao forno a assar durante cerca de 10 a 20 minutos. Este tempo pode prolongar-se um pouco mais dependendo do seu forno portanto é aconselhável manter-se atento à morcela para se certificar de que não queima.

A morcela, devido aos ingredientes que tem, pode cozinhar de forma desigual. Como tal pode preferir cortar a morcela em rodelos com uma espessura de cerca de 1 cm,. Se o fizer coloque-as no forno num tabuleiro previamente untado e deixe por apenas alguns minutos – como a morcela está cortada cozinhará mais rápido.

Morcela assada na brasa

Para assar a morcela na brasa tem também a opção de a cortar, ou de a colocar inteira. Se a colocar inteira lembre-se de que o enchido vai cozinhando de forma desigual portanto certifique-se de que a vira pelo menos uma ou duas vezes.

Pode alternativamente cortar a morcela em rodelas ou no sentido longitudinal para aproveitar um pouco mais o enchido e ter mais segurança na brasa. Basta colocar as rodelos e deixar pouco tempos de cada lado, até ter a morcela assada de ambos.

Por norma pode ser mais simples assar o enchido no forno, pois enquanto esta cozinha pode focar-se noutras coisas. Pode acompanhar a morcela assada com pão torrado ou com frutas doces, que combinam bem.

Assar no microondas

Assar morcela no microondas é um processo um pouco mais simples mas que requer mais cuidados. Para o fazer corte o enchido às rodelos e disponha-as num prato própria para ir ao microondas, previamente untado. Cubra o prato e leve-o ao microondas na potência máxima, por cerca de 2 minutos e meio.

Vire as rodelos e leve-as ao microondas novamente durante cerca de mais dois minutos. A morcela deita alguma gordura portanto se usar azeite ou óleo para untar a forma de ir ao forno ou o prato do microondas use pouca quantidade para não ficar tudo demasiado gorduroso.

Acompanhamentos

A morcela assada pode ser servida enquanto aperitivo, para acompanhar um prato principal, ou como base para outras receitas mais elaboradas. No caso de ser aperitivo, aconselhamos o acompanhamento de uma laranja cortada em gomos, ou um ananás cortado em pequenos pedaços do tamanho de uma rodela de enchido.

Uma morcela tem por norma bastantes calorias portanto se for comer o enchido À refeição certifique-se de que tem uma dieta equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top