alheira

Como fazer morcela frita: experimente este petisco

Preparar petiscos com enchidos portugueses é relativamente fácil, e a morcela frita é um desses petiscos. Quer seja feita para comer ao lanche ou para acompanhar uma refeição, é rápida e fácil de fazer.

Como muitos enchidos portugueses a morcela é versátil e encaixa-se em muitas receitas, sendo que as suas origens, segundo rumores, remontam até à Grécia Antiga, tendo Platão afirmou que o grego Aftónias criou o enchido. Este existe um pouco por toda a Europa e América do Sul, com algumas variações. Até no interior de Portugal encontramos várias versões da morcela.

Ante de vermos como fazer morcela frita é importante definirmos o que é fritar um alimento. O processo de fritura define-se por se preparar o alimento em óleo, azeite ou manteiga a altas temperaturas. Como estes fervem a altas temperaturas, o resultado é diferente da cozedura.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

Ao contrário do que se afirma, fritar não tem de ser feito ao mergulhar o alimento em óleo, sendo apenas necessária alguma gordura para fritar algo. É este o caso da morcela, um enchido já com alguma gordura em si que, se mergulhado em óleo, poderá levar a maus resultados.

Como fritar morcela

Para fritar morcela temos, então, de usar pouca gordura. Há várias técnicas usadas para o fazer mas a grande parte passa por cortar o enchido em rodelas, para que possa cozinhar mais rápido e seja mais fácil evitar que rebente.

Ingredientes necessários:

  • 1 morcela
  • 2 dentes de alho (opcional)
  • Azeite q.b.

Modo de preparação:

  1. Comece por descascar o alho e cortá-lo em rodelas finas. Corte a morcela em rodelas com cerca de 1,5 cm de espessura.
  2. Leve ao lume uma frigideira antiaderente e deixe-a aquecer bastante. 
  3. Coloque em cima as rodelas de morcela e deixe-as soltar um pouco de gordura, sendo que vão fritar na própria gordura.
  4. Quando vir um aro de óleo à volta das rodelas, vire-as e junte o alho. Aguarde um pouco e retire as rodelas de morcela e o alho.

Tenha em conta que o alho é opcional, e que se não o quiser usar pode fritar morcela sem usar azeite ou óleo de qualquer modo. Apenas o juntamos à receita para dar um pouco mais de sabor à morcela.

Como fritar morcela congelada

Caso tenha congelado o seu enchido, o processo de fritar morcela será semelhante, sendo que terá apenas de se certificar que a descongela como deve ser primeiro. Para tal, leve a lume médio um tacho com água, e coloque a morcela congelada lá dentro.

Deve colocar o enchido enquanto a água está ainda fria, de modo a que este aqueça juntamente com a água. Assim, a morcela vai acabar por descongelar lentamente. Basta ficar atento ao enchido para se certificar de que não o deixa ficar cozido ou até rebentar.

Depois de descongelada, retire a morcela e seque-a bem. De seguida pode fazer morcela frita seguindo a receita acima. Note que não aconselhamos a que frite morcela mergulhando-a em óleo, pois além de o enchido soltar alguma gordura naturalmente, o resultado não seria o mais saudável.  Em alternativa, experimente fazer morcela assada.

Fazer morcela de arroz frita ou morcela branca frita envolve o mesmo processo. O objetivo será sempre ou deixar o enchido fritar na sua própria gordura, ou juntar um pouco de azeite para ajudar no processo – especialmente se a sua frigideira não for antiaderente.

Entradas com morcela frita

Pode acompanhar a morcela frita com ananás grelhado, ananás cru, maçã, ou outra fruta fresca. Se quiser pode usar a gordura que a morcela soltou ao fritar para saltear alguns legumes, que vão ficar com o sabor do alho e do enchido.

Apenas acompanhar este enchido frito com um pouco de fruta, um pouco de queijo de cabra, ou até mesmo um pouco de pão faz com que o resultado final seja uma excelente entrada com morcela. Bom apetite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top