alheira
ovos mexidos

Ovos mexidos com farinheira: um petisco tipicamente português

A farinheira é um enchido português muito versátil que dá para fazer de várias formas e acaba por ficar deliciosa em várias receitas. Misturar ovos mexidos com farinheira leva a um petisco tipicamente português e uma entrada deliciosa.

Como o nome indica, a farinheira é feita com farinha, massa de pimentão, por vezes carnes, gorduras, e outros ingredientes. Tem uma textura mole, mas o seu sabor depois de cozinhada é excelente, e combina muito bem com muitos outros ingredientes.

Já os ovos mexidos são uma delícia a qualquer hora do dia, e têm vários truques que se podem usar para tornar a receita ainda melhor. Por agora vamos ver a receita base.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

Receita de ovos mexidos com farinheira

Nesta receita vamos usar coentros para temperar os ovos, mas pode substituir a erva aromática por sal e pimenta, caso prefira este tempero mais clássico. Há ainda a possibilidade de não temperar os ovos: uma alternativa para muitos mais saudável.

Ingredientes necessários:

  • 1 farinheira
  • 4 ovos
  • 1 ramo de coentros
  • Azeite q.b.

Modo de preparação:

  1. Comece por reunir os seus ingredientes. Bata os ovos numa tigela durante algum tempo de preferência com uma vara de arames.
  2. Tempere os ovos com alguns pés de coentros picados finamente. Pode substituir os coentros por sal e pimenta.
  3. Retire a pele à farinheira e parta em pedaços o seu interior.
  4. Coloque numa frigideira antiaderente um fio de azeite e deixe aquecer bem. Leve o interior da farinheira a fritar.
  5. Quando a farinheira estiver frita junte os ovos à frigideira lentamente, mexendo sempre para ir incorporando. Antes de os ovos estarem totalmente cozidos desligue o lume e vá mexendo.

Pode servir estes ovos com farinheira juntamente com um pouco de pão tostado ou broa. Costuma ser servido como um petisco ou entrada.

Ovos com farinheira no ponto certo

Ao fazer ovos com farinheira é importante apostar em ovos mexidos o mais leves possível, e para isto existem vários truques que os especialistas garantem que resultam.  Um deles, mencionado acima, é desligar o lume antes de os ovos acabarem de cozinhar, para com o calor residual ficarem no ponto certo.

Outro truque para ter os seus ovos com farinheira num ponto perfeito é o de bater bem os ovos, não apenas o necessário para ficar bem misturada a clara com a gema. Deve bater vigorosamente com uma vara de arames para incorporar o máximo de ar possível. Quanto mais ar é incorporado, mais leves ficam os seus ovos mexidos.

Pode ainda temperar os seus ovos mexidos com um pouco de manteiga na frigideira, mas como vamos usar também a farinheira pode ser um pouco de gordura a mais. Em alternativa, melhora a textura dos ovos e acrescenta-lhes um sabor mais rico com o uso de natas.

Este truque é, de fato, usado em vários hotéis pelo mundo fora. Quando os ovos mexidos estão quase cozinhados na totalidade junta-se natas à frigideira. Isto não só faz com que fiques mais leves e mais ricos, como também aumenta o rendimento.

É importante não ter o lume demasiado forte ao fazer os seus ovos mexidos para impedir que fiquem demasiado secos no final. Se vir que mesmo desligando o lume cedo os seus ovos ficam mais secos do que quer, pode transferi-los para o prato enquanto acabam de cozinhar.

A receita de ovos com farinheira combina muito bem com alguns acompanhamentos, como espinafres, tomate, e outros legumes cozidos. Pode também juntar-lhe queijo mozarela ou gorgonzola para obter um prato final mais rico e saboroso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top