alheira
pão para rechear com alheira

Pão recheado com alheira: prove este petisco

O pão recheado com alheira já se tornou um autêntico petisco tradicional, sendo servido como entrada muitas vezes me eventos especiais, ou preparado apenas para um lanche saboroso. É uma aposta original e cheia de sabor que é fácil de preparar.

A alheira, tal como muitos outros enchidos, é bastante versátil e pode ser usada como prato principal, como acompanhamento, ou para muitas outras coisas. O pão recheado com alheira diríamos que é das mais populares entradas com alheira que se fazem.

Este petisco salienta-se sempre quando está na mesa pelo excelente aspeto que tem, e conquista sempre quem o prova e quem o faz por ser uma receita deliciosa que é tão fácil e fazer. Apenas o seu cheiro atrai quem o sente. Há ainda várias variações para a fazer, mas vamos passar apenas por receitas base para poder inovar como quiser.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

Pão recheado com alheira

A receita base leva pão alentejano que devido à sua consistência se torna perfeito para esta bela entrada. Este petisco mistura as maravilhas do norte, com a bela alheira de Mirandela, com as maravilhas do sul, com o famoso pão alentejano.

Ingredientes necessários:

  • 1 pão alentejano com 650 g
  • 1 alheira
  • 150g queijo ementhal ralado
  • 150g queijo mozarela ralado
  • 50g azeitonas pretas picadas
  • 1 dente de alho
  • 5 colheres de sopa de maionese
  • Orégãos q.b.
  • Pimenta q.b.
  • Azeite q.b.

Modo de preparação:

  1. Comece por tirar a pele da alheira e cortá-la em pedaços e pré-aquecer o forno a 180ºC.
  2. Pique o alho, e junte-o à alheira juntamente com ambos os queijos ralados, e envolva tudo com a maionese.
  3. Junte alguns orégãos e as azeitonas pretas e misture bem até ficar uma pasta homogénea. Tempere com pimenta a gosto.
  4. Use uma faca de pão para retirar o topo do pão alentejano.
  5. Depois de abrir o topo use a faca para retirar todo o miolo sem estragar o formato do pão. Quando já estiver sem o miolo recheie com a pasta até encher.
  6. Passe um fio de azeite por cima do pão já recheado com alheira e leve-o ao forno pré-aquecido durante cerca de 20 minutos, até o recheio ficar dourado.

Se quiser fazer com que a receita seja mais bonita ainda basta acrescentar um ovo cru por cima do pão antes de ir ao forno, que este vai cozinhar lá dentro. Esta é a receita base e será a mesma que utilizaria para rechear outros tipos de pão com alheira.

Se quiser seguir a receita em vídeo pode fazê-lo:

Pão recheado com alheira e ovos mexidos

Para fazer este petisco com ovos mexidos no meio aconselhamos um método um pouco diferente: cozinhar o recheio numa frigideira antes de levar o pão ao forno. Isto porque no forno será difícil controlar o quão bons vão ficar os ovos mexidos.

Assim nesta segundo receita pode bater os ovos à parte, temperá-los com sal, e levá-los à frigideira com um fio de azeite. Cozinhe-os até ficarem coagulados, mas cremosos, e depois retire-os da tigela e reserve.

Nesta mesma frigideira pode depois acrescentar a alheira já desfeita em pedaços e cozinhá-la durante cerca de dois a três minutos, antes de acrescentar os ovos mexidos. Misture tudo muito bem até obter uma pasta e recheio o pão alentejano com a mesma, depois de o abrir na forma descrita acima.

Polvilhe o pão já recheado com os queijos e leve-o ao forno pré-aquecido a 180 ºC durante cerca de cinco minutos, ou até o queijo ficar bem gratinado.

Sirva com o miolo do pão tostados, e com a tampa retirada cortada em pedaços.

Broa recheada com alheira

O processo para fazer broa recheado com alheira será muito semelhante ao processo para fazer pão alentejano recheado com o enchido, sendo que pode apenas pincelar com um pouco de azeite a broa antes de a rechear para se certificar de que fica tudo soltinho.

Note que em qualquer uma das receitas pode ser necessário um pouco mais de maionese para unir o recheio. Caso seja não hesite em usar mais, mas se estiver preocupado com as calorias do prato pode usar maionese light.

No total, dependendo onde compra os seus ingredientes, uma receita de pão recheado com alheira deve custar-lhe cerca de €7. Sendo que a receita deve ser suficiente para oito pessoas, deverá ter um custo de €0,88 por pessoa – bastante económica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top