alheira
farinheira ao lado de pão

Pão recheado com farinheira: experimente esta delícia

À mesa dos portugueses há já muitas receitas com enchidas portugueses que se tornaram tradição, mas sugerimos que acrescente mais uma: o pão recheado com farinheira. Esta delícia vai surpreender todos os seus convidados, que ao verem o pão com recheio certamente esperavam alheira.

A farinheira é um enchido que leva farinha, além de massa de pimentão, colorau, vinho, e por vezes também gordura de porco. A sua textura é um pouco mais mole do que a de outros enchidos, mas o seu sabor combina bem com certos ingredientes quando confecionada, tanto que a farinheira com ovos é uma receita muito popular.

Usar estes ingredientes na nossa receita de pão recheado com farinheira vai fazer com que o resultado acabe por impressionar todos os seus convidados.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

Pão alentejano recheado com farinheira

A receita base de pão recheado com farinheira vai levar pão alentejano. Devido à sua consistência e formato é ideal para rechear com este tão popular enchido e fazer um petisco sem igual. Aconselhamos o uso de farinheira de boa qualidade também para o resultado ser ainda melhor.

Ingredientes necessários:

  • 1 pão alentejano com 600g
  • 1 farinheira
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 100 ml de natas
  • 100 ml de leite
  • 50g de azeitonas pretas sem caroço
  • 50g de chouriço
  • 100g de queijo ementhal
  • 100g de queijo mozarela
  • Orégãos q.b.
  • Azeite q.b.

Modo de preparação:

  1. Comece por pré-aquecer o forno a 180ºC.
  2. Corte a parte superior do pão alentejano com uma faca própria de pão. O resultado será uma “tampa” retirada do mesmo. Retire o miolo e reserve.
  3. Pique o alho e a cebola. Remova a pele da farinheira e corte-a aos pedaços. Corte as azeitonas grosseiramente. Corte o chouriço em pequenos cubos.
  4. Numa frigideira coloque um fio de azeite e deixe aquece. Refogue a cebola, o chouriço e o alho até a cebola alourar. Acrescente a farinheira e mexa bem.
  5. Junte o leite e as natas, mexa e tempere tudo com sal e orégãos. Deixe cozinhar em lume branco até obter uma consistência espessa. Junte-lhe os queijos relados e misture.
  6. Use a mistura para rechear o pão até o encher. Passe por cima um fio de azeite e tempere com um pouco mais de orégãos.
  7. Leve ao forno durante cerca de 15 minutos até o recheio ficar dourado.

Pode usar a “tampa” que retirou do pão alentejano como acompanhamento para o petisco. Para tal basta colocá-la também no forno e deixá-la tostar, com um fio de azeite por cima. O miolo que retirou do pão pode usar em outras receitas, como por exemplo migas de alheira.

Pão recheado com farinheira e ovos mexidos

Como referimos acima a farinheira combina muito bem com ovos mexidos, de tal modo que é uma das mais populares receitas com farinheira. Se quiser fazer pão recheado com farinheira e ovos mexidos, no entanto, aconselhamos o uso de um método semelhante.

Basta em vez de natas e leite juntar os ovos à frigideira. Antes de o fazer bata os ovos à parte e tempere-os com sal. Acrescente-os à frigideira depois da farinheira, e cozinhe-os até ficarem coagulados, mas cremosos.

Misture tudo bem até obter uma pasta, junte-lhe os queijos já ralados, e use-a para rechear o pão. Leve-o ao forno pré-aquecido a 180ºC e, neste caso, pode remover quando o pão estiver um pouco tostado. Alternativamente, pode polvilhar os queijos por cima e remover do forno quando o queijo gratinar.

Broa recheada com farinheira

Pode substituir o pão alentejano por broa nesta receita, visto que o processo será muito semelhante também em qualquer caso. O que aconselharíamos a fazer caso decida usar broa para rechear, será pincelar o seu interior com um pouco de azeite antes de rechear, para se certificar que fica tudo soltinho.

Note que em qualquer uma das receitas pode acrescentar um pouco de maionese para obter a consistência certa da sua mistura, para que o seu pão recheado com farinheira fique delicioso. Não hesite em procurar marcas light para tornar a receita mais saudável.

No total, deve gastar perto de €7 com esta receita, dependendo de onde compra e da qualidade dos ingredientes. Assim, o pão recheado com farinheira fica-lhe por menos de €0.90 por pessoa, sendo bastante económica.

Imagem de destaque via Shutterstock.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top