alheira

Paté de alheira: saiba como fazer este petisco

O paté é em si uma pasta que é feita à base de um ingrediente específico, podendo este ser peixe, carne, ou até um vegetal. Fazer paté de alheira é mais uma forma de usar este tradicional enchido português.

A alheira em si é versátil e pode ser cozinhada de várias formas, mas o paté de alheira torna-a ainda mais e aumenta as possibilidades que temos de usar o enchido. Um dos usos mais comuns para o paté é em entradas de alheira.

Uma das grandes vantagens de fazer paté com alheira é que não dá quase trabalho nenhum e o resultado fica sempre delicioso, e combina com muitos outros ingredientes.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

Paté de alheira simples

Esta é uma receita simples de paté de alheira. Pode alterá-la a gosto ao acrescentar ou tirar ingredientes, mas acreditamos que esta base em si, sem tirar nem pôr, também dá um resultado delicioso.

Ingredientes necessários:

  • 1 alheira
  • 2 ovos
  • 2 dentes de alho
  • 3 colheres de sopa de maionese
  • Salsa picada q.b.
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.

Modo de preparação:

  1. Reúna os ingredientes para fazer a receita e comece por picar o alho.
  2. Coza os ovos durante cerca de 9 minutos até o seu interior ficar firme. Coloque os ovos a cozer enquanto a água ainda está fria para ficarem perfeitos.
  3. Pique a alheira com um palito em cada uma das pontas e na dobra para que a pressão saia e não a rebente. Leve-a a cozer durante 10 a 15 minutos.
  4. Depois de cozer os ovos retire-lhes a casca e corte-os em rodelas. Depois de cozer a alheira retire-lhe a pele e corte-a em pedaços.
  5. Misture os ovos, o alho, a alheira, a maionese, e um pouco de salsa numa picadora e misture tudo até obter uma pasta cremosa.
  6. Tempere com sal e pimenta, e sirva. Polvilhe um pouco de salsa por cima.

Pode acrescentar mais ingredientes a este paté de alheira, como por exemplo cebola ou maçã. Pode ainda temperar também com colorau, noz moscada, ou um fio de azeite. Com este último tem de ter cuidado para não alterar a consistência do paté.

Paté de alheira na Bimby

Para fazer esta receita de paté de alheira na Bimby terá de seguir essencialmente os mesmos passos que seguiu acima. Pode optar por cozer os ovos na Bimby ou noutro robô de cozinha, colocando os ingredientes junto com um pouco de água na Varoma e programar para 15 minutos, na velocidade 2.

Depois basta passar os ingredientes todos para um copo limpo e picar tudo durante cerca de 5-10 segundos na velocidade 5. Se juntar maçã ou outros ingredientes poderá seguir de qualquer modo o mesmo processo.

Note que se fizer paté de alheira com maçã, deverá cozer a fruta juntamente com a alheira para dar ainda mais sabor à sua receita. Este paté fica delicioso acompanhado com pão alentejano ou broa.

Como usar o paté

Há várias formas de usar este paté de alheira em refeições diferentes ou até como um petisco enquanto vê filmes. Ficam aqui algumas das nossas recomendações:

  • Para pôr no pão: O típico uso de paté é com o pão, especialmente tostado. Não como errar deste modo. Pode também usar o paté para não ter o pão seco em sanduíches.
  • Na tábua de enchidos e queijos: O paté combina sempre bem com enchidos e queijos, e um paté feito de alheira ainda mais. Junte alguns frutos secos para levar a tábua ao nível seguinte.
  • Como recheio de vegetais: Experimente fazer batata cozida ou tomate assado recheado com paté de alheira, e vai ver que a combinação impressiona. Também pode rechear cogumelos ou pimentos com o paté, por exemplo.
  • Como molho: Um lanche bastante saudável seriam tiras de cenoura, aipo, ou pepino. Só as tiras podem ser um pouco secas, e pode resolver isso usando o paté de alheira como molho para acompanhar.

A vantagem de fazer um paté destes é a sua versatilidade. Basta lembrar-se um possível uso e aplica-lo. Bom apetite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top