alheira

Pizza de farinheira: como fazer esta delícia

A pizza de farinheira tem vindo a ganhar popularidade nos últimos tempos, em parte por ser uma junção deliciosa entre a gastronomia portuguesa e a italiana, e em parte por ser tão conveniente e fácil de fazer, ou de encomendar.

A pizza em si é uma das mais versáteis bases da culinária, e permite uma enorme liberdade na cozinha. Com a massa da pizza e um pouco de molho de tomate podemos criar inúmeras variantes deste prato tão adorado, e basta para tal trocar os ingredientes por cima.

Fazer esta delícia com farinheira implica, naturalmente, o uso de alguns outros ingredientes que não poderíamos deixar para trás. Entre os mais populares estão o pepperoni, o ananás – que nem toda a gente gosta de ver na pizza – o bacon, e o queijo.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

A farinheira é um enchido único com muito sabor e uma textura bastante fácil de manipular para se colocar em qualquer tipo de receita. Como os ingredientes da farinheira, que incluem pimenta, colorau, gordura fundida de porco e farinha, já lhe conferem sabor forte, pouco é preciso para a receita ser deliciosa.

Pizza de farinheira fácil e rápida

A receita que se segue vai ser de uma pizza simples e com poucos ingredientes, mas saiba que a pode editar a gosto, e mais abaixo deixamos algumas ideias de ingredientes que pode usar e experimentar.

Ingredientes necessários:

  • 1 rolo de massa para pizza
  • 1 farinheira
  • Ananás
  • Azeitonas
  • Pepperoni
  • Orégãos
  • Queijo mozarela ralado
  • Molho de tomate a gosto

Modo de preparação:

  1. Comece por reunir todos os ingredientes de que vai precisar para fazer a sua pizza de farinheira.
  2. Nesta receita usamos massa de pizza já preparada, que pode comprar em qualquer supermercado. Pode optar por fazer massa caseira se preferir.
  3. Faça um círculo com a massa em cima de um tabuleiro untado de ir ao forno.
  4. Faça pequenos furos na massa com um garfo e com a ajuda de uma concha espalhe de forma uniforme o molho de tomate sobre a base de massa.
  5. Espalhe a quantidade que lhe agradar, sem exageros e de forma a que cubra toda a massa. Polvilhe os orégãos por cima do molho.
  6. Retire a pele à farinheira e corte-a em pedaços finos para espalhar sobre a pizza. Depois coloque os outros ingredientes, como o pepperoni, as azeitonas, e o ananás. Todos os ingredientes devem estar cortados em pedaços pequenos.
  7. Polvilhe tudo com o queijo mozarela ralado no final, e leve a pizza ao forno pré-aquecido a 180 C até os ingredientes estarem cozinhados e a pizza dourada.
  8. Pode ainda colocar algumas folhas de manjericão sobre a pizza

Outros ingredientes que pode usar na pizza de farinheira incluem cogumelos, tomate cherry, frango, cebola, chouriço, milho, ou até camarão.

Como fazer massa de pizza caseira

Caso queira dar um toque mais especial à sua pizza de farinheira, tem sempre a opção de fazer massa caseira. Demora algum tempo e tem a sua dificuldade, mas o resultado final certamente ficará mais saboroso.

No programa ‘A Praça’ da RTP temos uma receita bastante boa com o uso de farinha de trigo, sal, fermente de padeiro seco, água, e sêmola de milho. Na receita encontra ainda algumas outras ideias de ingredientes para a sua pizza.

Fazer a massa de pizza caseira acaba por dar um pouco mais de trabalho, o que gasta ligeiramente mais tempo. Para poupar no tempo, aconselhamos mais uma vez o uso de massa de compra, que sacrifica naturalmente na qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top