alheira

Quiche de alheira: experimente esta deliciosa receita

As tartes salgadas, ou quiches, são uma excelente forma de aproveitar algumas sobras e torná-las num autêntico petisco. Neste artigo vamos ver como pode fazer quiche de alheira com poucos ingredientes de modo a que fique deliciosa.

A alheira é um tradicional enchido português, enquanto que a quiche é um tipo de tarte da culinária francesa que inclui ovos e natas. Uma quiche de alheira é, assim, uma mistura de mundos que além de prática fica deliciosa.

Note que para a nossa quiche vamos usar massa quebrada comprada já feita, mas é possível fazê-la também em casa se preferir. A receita de massa quebrada não é difícil, mas pode consumir algum tempo precioso, aumentando o grau de dificuldade desta receita de quiche de alheira.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

Quiche de alheira com espinafres

A alheira é um enchido que combina muito bem com espinafres, grelos, e outros legumes. Faz todo o sentido incluir ambas numa deliciosa quiche que apenas fica mais apetecível com cada um destes ingredientes.

Ingredientes necessários:

  • 1 base de massa quebrada
  • 1 alheira
  • 3 dentes de alho
  • 400g de folhas de espinafres
  • 100g de chouriço
  • 200 ml de leite
  • 200 ml de natas
  • 3 ovos
  • 100g de queijo mozarela ralado
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • Noz-moscada q.b.

Modo de preparação:

  1. Comece por picar os dentes de alho e cortar o chouriço em cubos pequenos. Retire a pele à alheira e corte o enchido em pequenos pedaços, e esmague com a parte de trás de um garfo ou colher de pau.
  2. Numa frigideira coloque um fio de azeite e refogue o alho picado. Junte-lhe as folhas de espinafre e deixe cozinhar em lume forte, até a água sair do espinafre. Tempere e reserve.
  3. Parta os ovos para uma tigela e bata-os com as natas e o leite, até ficar com uma mistura homogénea. Tempere a mistura com sal, pimenta e noz-moscada a gosto.
  4. Coloque a massa quebrada numa tarteira com fundo amovível untada e aconchegue a massa. Espalhe por cima os espinafres, a alheira, e os cubinhos de chouriço, colocando depois o queijo ralado.
  5. Regue com a mistura de leite, natas e ovos por cima e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até a quiche de alheira ficar douradinha, o que deve levar cerca de 25 minutos.

Quiche de alheira com cogumelos ou outros ingredientes

A receita acima é de uma base de quiche com o enchido e espinafres. Pode remover os espinafres e acrescentar muitos outros ingredientes, como por exemplo cogumelos, alho francês ou brócolos.

Precisa apenas de ter em atenção que alguns ingredientes – como os espinafres e os cogumelos – soltam alguma água ao cozinhar, e como tal deve prepará-los previamente uma frigideira para que não soltem a água para cima da mistura de ovos, leite e natas que forma a nossa quiche.

Se preferir uma receita mais tradicional pode optar por substituir o queijo mozarela por queijo da ilha, mas vai sentir a diferença tanto no sabor como na carteira.

A receita acima de quiche de alheira com espinafres deve render-lhe cerca de oito porções, precisando de cerca de cinco minutos para cozinhar no fogão e mais 25 minutos para ficar pronta no forno. Acrescente a este tempo cerca de 10 minutos para preparar os ingredientes, e no total deve demorar 40 minutos a fazer esta receita.

Como a quiche é uma excelente forma de “limpar o frigorífico” de restos, aproveita outros ingredientes que possam combinar e tanha à mão. Azeitonas, cenouras, alho francês, e outros ficam muito bem com a alheira.

Pode ainda substituir o enchido por farinheira, que terá no final um resultado semelhante. Bom apetite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top