alheira
alheira com ovos mexidos e ervas

17 receitas com alheira que tem de experimentar

A origem da alheira é muitas vezes contestada ainda, mas a popularidade que este enchido tem não o é. Há já as mais variadas receitas com alheira à nossa mesa, e aqui vamos deixar algumas que tem de experimentar.

Sobre a sua origem há muitos a acreditar que o enchido foi criado depois de milhares de judeus terem fugido para Portugal durante a inquisição espanhola, e terem sido forçados a converter-se ou a sair do país.

Estes terão criado o enchido, que é semelhante a muitos outros que eram também comidos na época e ainda hoje o são, mas que leva em vez de carne de porco, carne de aves. Assim conseguiriam levantar suspeitas sobre a sua religião.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

Os principais ingredientes da alheira portuguesa são assim a carne de aves, o pão, a banha, o alho, o azeite, e o colorau doce ou picante. Algumas receitas modernas já incluem carne de porco e outros ingredientes. O interior do enchido em forma de ferradura é uma espécie de pasta com carne desfiada.

Se é fã deste enchido – ou embutido como se diz no Brasil – não deixe de ver as deliciosas receitas que pode fazer com ele.

Alheira no forno

Se procura apenas receitas com alheira fáceis de fazer e que não demorem muito tempo, o ideal será experimentar receitas do enchido no forno. São rápidas, fáceis e deliciosas. Por vezes tudo o que precisa é das alheiras em si e das batatas que pode também colocar no forno para servir de acompanhamento.

Basta estrelar um ovo na frigideira e tem a sua alheira no forno completa e acompanhada.

Pão recheado com alheira

Uma excelente entrada com este enchido é o pão recheado com alheira. Além de combinar o enchido com queijo ementhal e mozarela, leva ainda alho, azeitonas pretas, e maionese para ficar tudo numa espécie de pasta, dentro de um pão alentejano ou broa de milho.

Esta receita pode ainda levar um ovo cru por cima antes de ir ao forno, para que o ovo fique cozinhado por cima do delicioso recheio de alheira no interior do pão.

Alheira frita na frigideira

O sabor da alheira no forno não faz justiça ao enchido para muitos, que a preferem fritar na frigideira. Para fazer uma boa alheira frita é necessário ter uma boa frigideira, e picar o enchido com um garfo antes de começar o processo para que este não rebente.

Outras táticas para a alheira não rebentar incluem cortes ao longo do seu exterior, ou vários cortes pouco profundos no topo ou por baixo. Há quem use muito óleo, e há quem use apenas pouco óleo. O certo é que este tem de estar bem quente antes de se colocar a alheira na frigideira.

Pizza de alheira

A pizza veio-se a tornar num autêntico fenómeno italiano, tão popular que há várias cadeiras de restaurantes que se dedicam a este prato popular. Numa mistura de cozinha italiana com cozinha portuguesa, foi desenvolvida a receita de pizza de alheira.

A receita base é fácil e rápida de preparar, mas a sua popularidade foi tal que já várias empresas – incluindo a cadeia de supermercados Continente – decidiu criar este prato italiano com sabores portugueses, como vê no vídeo acima.

Alheira à brás

O prato mais popular “à brás” é o bacalhau à brás, mas juntar batata palha e ovo é uma excelente forma de cozinhar muitos outros ingredientes principais, incluindo a alheira portuguesa. Outras receitas à brás incluem cogumelos, frango, alho francês, e até atum.

Mini-folhados de alheira

Uma delícia fácil de preparar e conveniente de comer em qualquer lugar são os mini-folhados de alheira. Além de serem convenientes para diferentes ocasiões, incluindo para festas e pequenos coffee breaks, servem para o lanche ou para o pequeno almoço.

Alheira com ovos mexidos e ervas aromáticas

Receitas com alheira e ovos mexidos são muito populares, mas esta receita base pode ser facilmente melhorada com as ervas aromáticas certas na altura certa, que não só dão mais sabor ao resultado final como ainda lhe conferem alguma frescura. A nossa receita de alheira com ervas aromáticas leva coentros, salsa fresca e orégãos, mas experimentar com outras pode valer a pena.

Risotto de alheira

Voltando ao tema da mistura das cozinhas italiana e portuguesa, temos também uma receita do famoso risotto, popularizado por restaurantes de alto nível e programas de televisão sobre os mesmos, com o típico enchido português.

Folhado de alheira com cogumelos

Um folhado é uma espécie de pastel salgado que combina sempre muito bem com carne, e isto inclui a carne de aves presente na alheira. Com algum alho, cogumelos frescos, espinafres, e massa folhada fresca consegue fazer este delicioso petisco sem grandes demoras. Escolhemos combinar o folhado de alheira com cogumelos, mas pode juntar outros ingredientes, incluindo queijo parmesão, chouriço ou pera.

Migas de alheira

As migas são um dos principais pratos da culinária alentejana, e ficam bem melhoras quando combinadas com alheira. Como pode ver existem várias receitas com alheira que misturam o enchido com sabores nacionais e internacionais, tal é a versatilidade da alheira.

Bolinhas de alheira

Uma outra receita com alheira que tem ganho muita popularidade são as bolinhas de alheira. Para as fazer precisa apenas de um pequeno refogado com a alheira, que vai usar para criar uma pasta que se terá de soltar das paredes do tacho onde for feito.

Com esta pasta vai fazer bolinhas para panar com farinha, ovo, e pão ralado. Depois de panadas, precisa apenas de as fritar até estarem douradas.

Alheira panada

As bolinhas de alheira acima são apenas uma possível sugestão de como fazer alheira panada. Uma receita mais simples de panar este enchido seria apenas retirar-lhe a pele, cortar a alheira em três partes iguais, e passar estas partes por farinha, ovo batido, e pão ralado. Depois, é só fritar no óleo quente.

Alheira com espinafres

Os espinafres são vistos como um dos ingredientes mais saudáveis que podemos consumir, então porque não criar receitas com alheira e espinafres?  Algumas sugestões passam por brás de alheira com espinafres, bruschetta de alheira com espinafres, e tortilha de alheira com espinafres.

Croquetes de alheira

Croquetes de alheira são apenas mais uma alternativa de alheira panada e frita. A receita é muito semelhante às de bolinhas de alheira, mas por vezes fica um pouco melhor servir croquetes: são mais tradicionais e satisfazem mais os olhos do que bolinhas.

Hambúrguer de aves e alheira

Para concluir esta lista de receitas com alheira temos o hambúrguer de aves e alheira. Esta receita foi criada pela Knorr, e passa por misturar carne de aves e alheira num preparado com pão ralado, salsa picada, cebola roxa, e ovo. Este preparado é depois dividido em bolas que são achatadas em formato de hambúrguer, e fritas na frigideira.

O hambúrguer é depois servido em bolo do caco, para a receitar ser o mais portuguesa possível.  

Quiche de alheira

Uma quiche é fácil de fazer – especialmente se comprar a massa pré-feita no supermercado – e combina muito bem com um delicioso recheio de carne ou enchidos. Usar por exemplos espinafres ou ervilhas como recheio na sua quiche de alheira é uma receita a experimentar.

Empadão de alheira

O empadão é uma receita tradicional da cozinha portuguesa, que também é muito popular no brasil. Apesar da receita mais tradicional incluir puré de batata com um recheio de bacalhau, atum, frange, ou carne moída, empadão de alheira também fica muito bem para o jantar. Pode também ser uma boa forma de incluir alguns espinafres no jantar.

Se nos faltou alguma receita com este delicioso enchido português contacte-nos para a podermos acrescentar. Bom apetite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top