alheira
farinheira no prato

12 receitas com farinheira que tem de experimentar

A farinheira é um dos mais deliciosos e versáteis enchidos que temos em Portugal . Pode ser usada para fazer vários pratos e como tal há dúzias de receitas com farinheira que tem de experimentar se gosta do sabor do enchido.

A farinheira, tal como o nome indica, é confecionada com farinha, e é temperada com massa de pimentão, colorau, vinho, e atualmente com gordura de porco e por vezes carnes – depende sempre do tipo de farinheira e onde a compra.

A versatilidade da farinheira já criou vários petiscos tipicamente portugueses que são servidos à nossa mesa quase por defeito por serem tão bons e tão típicos. É de tal forma versátil que para algumas pessoas farinheira frita com alho é o suficiente para ter um bom petisco, desde que acompanhada com tostas.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

Como este enchido combina muito bem com outros ingentes por vezes basta combinar a farinheira com um outro para fazer um petisco delicioso: é este o caso da nossa primeira receita com farinha que leva apenas ovos mexidos e coentros.

Se +e fã deste enchido – ou embutido com ose diz no Brasil – veja abaixo algumas das mais deliciosas receitas com farinheira que pode fazer.

Farinheira com ovos mexidos

Esta é uma das mais básicas combinações que pode fazer com farinheira: com ovos mexidos. Apesar de ser bastante simples fica um petisco delicioso que muitos gostam de comer ao pequeno almoço ou como um pequeno lanche.

Com a junção de coentros a esta receita tem sabores tipicamente portugueses combinados de forma a fazer com que um enchido tão saboroso fique com um toque matinal de frescura.

Arroz de frango com farinheira

Esta receita com farinheira vem como uma sugestão da Knorr Portugal pelo YouTube, e é uma solução ideal para um almoço ou jantar que torna o básico arroz de frango em algo mais através do use deste belo enchido português.

O arroz de frango em si acaba por não ser a receita mais entusiasmante, mas o uso de um enchido torna tudo melhor. Pode substituir o frango aqui por outro tipo de carne a gosto.

Rolo de carne com farinheira

O rolo de carne em si é um prato que se expandiu um pouco por todo o mundo por ser relativamente fácil de fazer, e uma delícia quando fica bem preparado. Juntar-lhe um recheio de destes faz com que o rolo de carne com farinheira se torne mais típico e saboroso.

Um rolo de carne básico leva carne picada misturada com ovos e pão ralado, e é assado no forno. Quando recheado com farinheira aconselhamos que coloque algumas fatias de ananás no topo para cortar um pouco o sabor forte do enchido: não se vai arrepender.

Lombo de porco recheado com farinheira

O Chef Paullu’s mostrou-nos no YouTube uma receita fantástica de lombo de porco recheado com farinheira. É uma receita simples e deliciosa de fazer mas que precisa de alguma preparação prévia, pois torna-se mais fácil com a farinheira posta no congelador um pouco antes.

Com os temperos que o Chef Paullu’s usa o lombo de porco recheado fica com um aspeto mais do que delicioso e irresistível. O Chef demonstra ainda como engrossar o molho com um pouco de amido de milho para acompanhar.

Pão recheado com farinheira

O pão recheado com farinheira é uma versão modificada do pão recheado com outro enchido muito popular, a alheira. Tostar um pouco o pão ou gratiná-lo com queijo no forno faz com que a receita fique ainda mais saborosa, mas pode também apenas servir o pão com o recheio pretendido.

O nosso conselho seria usar pão alentejano por causa da sua forte consistência, ou optar por broa que acrescenta ainda mais sabor a este petisco irresistível.

Leita também: 17 receitas com alheira que tem de experimentar

Bacalhau com farinheira

No programa Ingrediente Secreto, o Chef Henrique Sá Pessoa mostrou-nos como fazer uma combinação de bacalhau com farinheira, o que acaba por ser um pouco menos comum mas que fica delicioso de qualquer modo.

Estas é uma das receitas com alheira mais complexas da lista, um pouco pelo uso de técnicas de cozinha mais avançadas como confitar. É preciso temperaturas mais certas que requerem o uso de um termómetro de cozinha.

Bola com farinheira

A bola com farinheira é uma pequena alteração à bola de carne, para incluir apenas farinheira no seu interior. Para a receita base precisa apenas de preparar a bola e juntar-lhe o recheio feito com a farinheira.

Para inovar pode ainda acrescentar outras carnes ou enchidos, queijo e fiambre, ou legumes ou até cogumelos. É uma receita bastante fácil de alterar logo a sua imaginação é que define os seus limites.

Cogumelos recheados com farinheira

Cogumelos recheados são sempre uma delícia, e o uso da farinheira faz com que esta receita se torne mais poderosa ainda. Gratinar os cogumelos com um pouco de queijo em cima faz com que se tornem num petisco perfeito para servir em festas ou como um lanche rápido.

Folhados de farinheira

A massa folhada dá algum trabalho a fazer, mas se a fizer para fazer folhados de farinheira então vale sempre a pena. Esta é mais uma das receitas com farinheira que vale muito a pena fazer pela qualidade do resultado final.

Apesar de não ser a receita mais saudável – a massa folhada leva bastante manteiga ou margarina – é um petisco que com moderação pode ser bem apreciado.

Bolinhas de farinheira

A Rialto trouxe-nos através do YouTube uma receita fácil de bolinhas de farinheira que afirma poder-se preparar em até 30 minutos. Bolinhas com farinheira ou alheira acabam por ser uma modificação do típico croquete com estes enchidos deliciosos, tornados no que se chama finger food.

Finger food é o nome dado a comida preparada em porções de tal forma pequena que pode ser consumida sem o uso de talheres.

Brás de farinheira

No programa das manhãs da TVI, o ‘Você na TV!’, o conceituado Chef José Avillez mostrou-nos junto do apresentador Manuel Luís Goucha como fazer m excelente brás de farinheira. Apesar de esta receita ser ao estilo do famoso Chef, pode alterar tendo em conta as bases.

Açorda de farinheira

Temos por fim a tradicional açorda confecionada com a farinheira. Esta receita é-nos trazida por Ana Pérez-Quiroga, uma artista plástica que decidiu levar à cozinha a Lux Gourmet. A receita da artista incluiu também o uso de morcela, mas se quiser pode deixar para traz este último enchido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top