alheira

15 receitas com massa quebrada para fazer os melhores doces e salgados

A massa quebrada é muitas vezes usada para fazer tartes, tanto doces como salgadas, e há várias receitas com massa quebrada que são clássicos no nosso país, sendo muitas deles um preferido em restaurantes e cafés.

A massa em si também é conhecida como massa brisé e leva gordura e farinha em proporções específicas, e depois é colocada numa tarteira para ficar com o formato específico com que a reconhecemos nos mais variados tipos de receitas. Manteiga e água, tal como banha de porco, fazem parte dos seis ingredientes.

Como fazer massa quebrada

Há várias variações a este tipo de massa, incluindo umas feitas para ser mais crocante, umas para ser mais doce e outras para ser mais salgada. Receitas de massa quebrada existem muitas, mas deixamos aqui uma pequena base para ter uma indicação.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

A aula abaixo, dada pela professora Marlene, abrange algumas das mais populares massas de pastelaria, incluindo a massa quebrada. Alternativamente, pode comprar rolos de massa já preparada.

Agora que já sabe como fazer a massa para todas estas tartes doces e salgadas, prepare-se para oferecer a si, aos seus amigos e conhecidos uma explosão de sabores. Note que tartes salgadas são por norma conhecidas como quiches.

Receitas com massa quebrada doces

Tarte de nata

A tarte de nata é um clássico na nossa gastronomia. É uma versão mais abrangente do famoso pastel de nata que pode levar massa folhada – preferida por alguns amantes desta tarte. A tarte de nata acaba por não ser muito difícil de fazer, e combina de forma excelente com um bom café.

Os ingredientes principais para esta tarte passam pelos mais básicos da pastelaria, com algum ênfase mais forte nas gemas de ovo.

Tarte de chocolate

A famosa revista culinária Teleculinária traz-nos uma receita de tarte de chocolate feita com massa quebrada, que parece ser fácil e económica de fazer, ideal para quem adora doces e quer uma tarte mais trabalhada para satisfazer o apetecer.

Tarte de limão merengada

A tarte de limão merengada é uma das receitas com massa quebrada mais complexas que lhe trazemos neste artigo. Fazer o merengue implica alguma técnica e tostá-lo implica alguma habilidade. Fazer a tarte é mais recompensante quando acerta no ponto.

A tarte em si é também uma delicia que qualquer pessoa pode deliciar-se, sendo que basta ter cuidado para não abusar no açúcar no creme de limão, tendo em conta que o merengue em si também é doce.

Tarte de iogurte com gelatina

Esta tarte de iogurte com gelatina pode ser feita para aproveitar iogurtes que tenha em casa mas que se podem estar a aproximar do prazo de validade, combinados com um pouco de gelatina para fazer os sabores da receita sobressair, e lhe dar uma textura diferente.

Tarte de kiwi e morango

Receitas com massa quebrada podem também ser minimamente saudáveis, sendo que tartes que usam fruta são das melhores para isto. Esta tarte de kiwi e morango, como o título implica, é fácil e rápida de se preparar.

Basta usar fruta fresca e de boa qualidade para que a massa quebrada ajuda a sobressair a sua doçura natural.

Tarte de requeijão

A Teleculinária traz-nos aqui mais uma deliciosa tarte, desta vez feita com requeijão pelo Chef Pedro Sommer. É uma receita fácil de preparar que demonstra como esta massa é versátil e perfeita para todo o tipo de tartes.

Tarte de mel

A Sidul tem no seu site uma receita deliciosa para uma tarte de mel que leva não só o produto das abelhas, como também açúcar branco com stevia, no que forma uma combinação de sabores doces diferentes e apetitosa.

Tarte de maçã

A tarte de maçã é mais uma das clássicas receitas com massa quebrada que comemos muito. É feita com um fruto barato e fácil de encontrar, e com um pouco de canela por exemplo fica uma delicia que podemos aproveitar como sobremesa.

Tarte de abóbora

O sabor naturalmente doce da abóbora combina muito bem com a massa folhada, para se criar uma das mais deliciosas tartes que alguma vez vai provar. Esta receita faz-se também muitas vezes na altura do Halloween, mas só pode meter medo à fome.

Receitas de tartes salgadas com massa quebrada

Abaixo ficam algumas receitas de tartes salgadas com massa quebrada, também conhecidas por quiches. Note que estas receitas podem ser alteradas para usar outros ingredientes que tiver à mão.

Tarte de frango com cogumelos e bacon

Neuza Costa, a cozinheira mais famosa do Sabor Intenso, traz-nos aqui uma deliciosa tarte salgada ótima para lanches e outras refeições leves com frango, cogumelos, e bacon. Pode ser feita com sobras de frango e cogumelos enlatados, sendo que frango cozido e cogumelos frescos fazem a diferença.

Quiche de fiambre e cogumelos

Uma das quiches mais simples de fazer é a de fiambre e cogumelos, sendo estes ingredientes bastante comuns que pode já ter em casa. A esta quiche pode juntar outros ingredientes salgados que vai ver que consegue uma delícia.

A receita da Vaqueiro incluí já os ingredientes da marca, mas o refogado pode naturalmente ser feito com outros ingredientes. A qualidade dos mesmos em relação À da marca pode, naturalmente, diferir.

Quiche de alheira

No nosso blog já passamos pela quiche de alheira: uma tarte salgada deliciosa com um dos mais famosos enchidos portugueses. Esta quiche combina muito bem com espinafres, grelos, ou outros legumes pois leva já a alheira, feita com carne de aves.

Cogumelos ou outros ingredientes também ficam uma delicia na quiche.

Quiche de salsicha e cogumelos

Esta quiche de salsicha e cogumelos é uma deliciosa que também pode ser feita sem os cogumelos, aproveitando-se por exemplo salsichas em latas e outros ingredientes ou sobras para uma refeição rápida e deliciosa, desde que tenha massa quebrada.

Tarte de brócolos e couve-flor

Esta é uma das receitas com massa quebrada que partilhamos que é ideal para vegetarianos, feita com brócolos e couve-flor para dar uma refeição nutrítica que evita o uso de carne ou peixe na receita. A massa quebrada, que pode por vezes levar banha, pode ser feita com outro tipo de gordua.

Quiche de salmão

A receita da Vaqueiro acima usa massa folhada, mas a quiche de salmão pode ser uma das mais deliciosas receitas com massa quebrada. Junta-se assim também o peixe ao leque de ingredientes que combinam com esta deliciosa massa.

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top