alheira

Rissóis de alheira: experimente este petisco

Fazer rissóis de alheira dá ainda algum trabalho, mas ficam tão saborosos que pode ficar descansado sabendo que quem os provar vai adorar e querer privar cada vez mais este petisco delicioso.

O que dá mais trabalho nesta receita é fazer a massa para os rissóis. No entanto, depois de fazer os seus rissóis de alheira pode congelá-los para que no futuro apenas os tenha de fritar para poder comer. Assim, sempre que seguir a receita deverá fazê-lo em quantidades um pouco largas para poupar trabalho.

Rissóis de alheira

Este será uma receita base e aconselhamos a seguir os passos para a massa como descrito. Para o recheio pode, no entanto, aproveitar a receitar e acrescentar ingredientes que acredite que fiquem bons nos seus rissóis.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

Ingredientes necessários:

Para a massa:

  • 500 ml de água
  • 430g farinha de trigo
  • 2 c. de sopa de manteiga
  • 1 casca de limão
  • Sal q.b.

Para o recheio:

  • 3 alheiras
  • 3 dentes de alho
  • 2 c. de sopa de maionese

Para fritar:

  • 2 ovos
  • Pão ralado q.b.
  • Óleo

Modo de preparação:

  1. Leve a água ao lume com a casca de limão, temperada com sal e com a manteiga. Quando a água começar a ferver retire a casca de limão e junte, de uma só vez, a farinha peneirada. Mexa energeticamente.
  2. Quando a massa se despegar das paredes do tacho e formar uma bola coloque-a sobre a bancada e amasse com os punhos até arrefecer mais. Vá amassando para ativar o glúten da farinha. Tape com um pano.
  3. Comece a preparar o recheio ao picar os dentes de alho. Refogue-os em azeite.
  4. Com uma falta dê um golpe ao longo das alheiras, e retire-lhes a pele. Coloque o recheio esmagada no refogado. Deixe cozinhar uns minutos e junto a maionese.
  5. Polvilhe farinha na bancada. Retire pequenas porções da massa e estenda-as na bancada com um rolo da massa.
  6. Corte a massa em rodelos e coloque no centro um pouco de recheio de alheira. Dobre as rodelas em meia-lua.
  7. Passe os rissóis de alheira por ovo batido e, de seguida, por pão ralado.  Frite-os em óleo quente, e quando estiverem cozinhados coloque-os em cima de papel absorvente.

Note que a farinha a usar deve ser sem fermento. Seguindo estes passos pode congelar os seus rissóis já prontos a fritar para não ter o trabalho de fazer a massa e o recheio várias vezes. Quando precisar, precisará apenas de os retirar do congelador e fritar em óleo quente.

Como esta é uma receita base pode ainda acrescentar outros ingredientes, como espinafres, cogumelos, ou chouriço, ao seu recheio de alheira. Pode ver no vídeo abaixo como fazer a massa.

Rissóis de alheira na Bimby

Se quiser ter um pouco menos de trabalho e preparar os seus rissóis na Bimby ou em outro robô de cozinha, poderá fazê-lo. Para tal vai precisar apenas de ter o cuidado de preparar os programas de modo a que a massa seja mexida o suficiente para que não pegue ao tacho antes de ser retirada.

Será preciso amassar a massa manualmente de qualquer modo, mas a Bimby pode dar muito jeito no seu refogado do recheio para os rissóis de alheira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top