alheira
rolo de carne com farinheira

Rolo de carne com farinheira: experimente esta delícia

O rolo de carne é prato que se expandiu um pouco por todo o mundo por ser relativamente fácil de fazer e uma delícia quando bem preparado. O rolo de carne com farinheira é uma versão desta receita com um toque muito português.

Um rolo de carne básico, em si, leva carne picada misturada com ovos e pão ralado, e é assado no forno. Diferentes receitas combinam diferentes temperos na carne antes de se preparar o rolo de carne de modo a dar-lhe diferentes sabores.

Em algumas receitas acrescenta-se bacon, enchidos, ou toucinho triturados à carne, mas a complexidade nestes casos aumenta pois o teor de sal destes tem de se ter em conta. A receita que lhe deixamos neste artigo é uma relativamente simples, que pode tornar mais complexa a gosto seguindo as nossas dicas.

Impressione os seus convidados e família com o nosso eBook de receitas deliciosas.

Como fazer rolo de carne com farinheira

Para esta receita aconselhamos o uso de carne picada de qualidade, não apenas a mais barata. Apesar de acabar por sair mais do bolso, vai notar a diferença no produto final. De fato, qualquer receita que precisa do uso de carne picada pede sempre carne de melhor qualidade, mesmo misturando com farinheira.

Ingredientes:

  • 1 kg de carne de novilho picada
  • 1 farinheira
  • 1 cebolas
  • 2 dentes de alho
  • 2 ovos
  • 70 g de pão ralado
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.

Modo de preparação:

  1. Comece por colocar a carne picada numa taça grande. Pique a cebola e o alho, e junte-os à carne, misture bem.
  2. Abra uma pequena cavidade na carne e coloque lá os dois ovos. Tempere com sal e pimenta a gosto e volte a misturar bem.
  3. Agora junte 50 g de pão relado à carne picada temperada e volte a misturar muito bem. Caso queira, pode acrescentar um pouco de molhe inglês. Neste caso, pode precisar de um pouco mais de pão ralado.
  4. Corte as pontas à farinheira e faça um golpe ao longo da pele. Use este golpe para lhe retirar a pele e reserve o recheio.
  5. Na bancada, coloque um pouco de papel vegetal ou de alumínio e polvilhe com o restante pão ralado. Estenda em cima a carne picada com as mãos, até obter um retângulo. Alise a carne com as mãos ou a ajuda de um rolo da massa.
  6. Coloque o recheio da farinheira ao longo de uma das extremidades da carne. Dobre a carne de modo a formar um rolo com a ajuda do papel vegetal.
  7. Coloque o rolo num tabuleiro. Leve ao forno pré-aquecido a 170ºC por cerca de 40 minutos. Corte-os em fatias grossas antes de servir.

Caso prefira, pode estender em vez de papel alumínio ou de vegetal um pouco de massa folhada. Por cima do rolo de carne pode colocar um pouco extra de farinheira, ou ainda ananás fatiado para tanto melhorar o seu aspeto como lhe dar mais sabor.

Note que se quiser cobrir o rolo com fatias de bacon vai fazer com que a carne fique ainda mais saborosa e suculenta, e assim não terá de usar qualquer gordura adicional ao cozinhar.

No vídeo abaixo pode ver um exemplo de como enrolar um rolo de carne. Quando tiver alguma experiência, vai conseguir até colocar duas farinheiras dentro do rolo.

5 Dicas para um excelente rolo de carne com farinheira

O rolo de carne acaba muitas vezes por ser mal visto, por poder ficar seco com facilidade, ter pouco sabor, ou não ficar bem composto. Com algumas dicas, vai conseguir fazer um rolo de carne com farinheira que vai deixar os seus convidados a repetir o prato.

1. Invista em carne de qualidade

Como vimos acima, a qualidade da carne é bastante importante para o seu rolo de carne ser o melhor possível.  A gordura que está presente na carne ajuda a que o rolo não fique tão seco, mas alguns chefs aconselham o uso de um pouco de carne de porco ou de peru se quiser reduzir nas calorias.

2. Não amasse demasiado

Um dos truques é não amassar demasiado o seu rolo de carne. Misture apenas o suficiente para incorporar todos os ingredientes, e coloque-o com cuidado no tabuleiro em que o vai levar ao forno, para este não ficar com uma textura mais rija.

3. Não corte assim que tirar do forno

Os especialistas aconselham a que depois de deixar o seu rolo de carne assar, o deixe repousar por cerca de cinco minutos antes de o cortar para deixar que a mistura de ingredientes no seu interior assente.

Como estamos a fazer um rolo de carne com farinheira, é provável que a carne possa asorver um pouco mais do sabor da farinheira assada no seu interior, tornando o resultado final ainda melhor.

4. Teste os temperos da carne

Apesar de não poder comer carne crua, pode de qualquer modo testar os temperos do seu rolo de carne antes de o levar ao forno. Basta pegar numa pequena colher de carne e levá-la ao lume com uma frigideira para a cozinhar e poder testar os temperos.

5. Pré-aqueça sempre o forno

Pré-aquecer o forno é muito importante, especialmente em pratos como o rolo de carne recheado com farinheira. A temperatura alta no interior do forno vai levar a uma reação química conhecida como a reação de Maillard, que dará ao produto final mais cor, melhor sabor, e um melhor odor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

back to top